Aconteceu de 07 a 15 de julho a novena realizada em nossa Igreja Matriz com celebração diária da Santa Missa. Em cinco dias, tivemos celebrantes convidados que abrilhantaram e enriqueceram as solenidades. Foram convidados padres que passaram por nossa paróquia ou que, como seminaristas, realizaram o estágio pastoral em sua época de formação.
São eles:
Pe. Josimar Cândido Lourenço, Paróquia São Sebastião, Pedralva, MG - Assessor Diocesano dos Círculos Bíblicos
Pe. Jean Steferson Pereira, Paróquia Nossa Senhora das Graças, Boa Esperança, MG - Coordenador Diocesano de Pastoral
Pe. Mário da Silva Quirino Rabelo, Paróquia São João Nepomuceno, Nepomuceno, MG
Pe. Alysson Luiz Paganelli Lage, Paróquia São Sebastião, Olímpio Noronha, MG
Pe. Daniel Menezes Fernandes, Paróquia São José, Varginha, MG, Assessor Diocesano da Pastoral Litúrgica - EDAL e membro da Comissão Regional de Liturgia - CNBB - Leste 2, foi o convidado para presidir a celebração no dia 14. Ele celebrou, como sempre, com muito zelo, conforme lhe é peculiar, os louvores do Senhor recordando as maravilhas por Ele realizadas na vida de Maria, a Senhora do Carmo, a quem veneramos com muito amor.
Em suas preces durante a celebração, pede a Deus que venha em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo para que possamos, sob a sua proteção, subir ao monte que é Cristo, que Convosco vive e reina na unidade com o Espírito Santo. Completa: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!
Lembra-nos o Pe. Daniel que em Gl 4, 4-7, São Paulo exorta:
Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei (...) e para que todos recebessem a filiação adotiva.
Ao olhar para a imagem de Nossa Senhora do Carmo, restaurada por sua iniciativa (Pe. Daniel Menezes Fernandes, em 2014), ele intercede à bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, nosso Salvador, que conduz para a glória celeste de Cristo os corações de seus filhos e filhas. Pede, também, saúde aos doentes, consolo aos tristes, perdão aos pecadores e a todos a salvação e a paz. Finaliza pedindo a Deus que nos deu como Padroeira Maria, a cheia de graça, que conceda a todos os seus devotos, a abundância da vossa graça e que estejamos atentos à vossa Palavra, tornando-nos assim servos da alegria e discípulos missionários de vosso Filho Jesus Cristo.
Coube a este celebrante, por ocasião da restauração da bela imagem, as informações de que a escultura, provavelmente, dadas as características apresentadas, foi feita pelo artista sãojoanense, nascido em 1813, Joaquim Francisco de Assis Pereira.
Para nossa surpresa, ao final, Pe. Daniel saudou a Virgem do Carmo, através do cântico Regina Caeli, momento em que nos emocionamos uma vez mais e recordamos os seis anos em que ele foi o nosso Pastor.
Fotos de Evando Pazini
Comentários