A Comunidade São Pedro de Rates é parte da Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Carmo da Cachoeira, Diocese de Campanha, Minas Gerais e, neste mês de agosto, em sua dimensão física apresenta-se florida, conforme nos mostram as fotos de Evando Pazini, já sinalizando os prenúncios da Primavera, com as árvores de Ipê revestidas em flores e em todo o seu esplendor.
Outro grande presente é a oportunidade que se nos apresenta de estudar o V Plano Diocesano de Pastoral da Diocese da Campanha 2022-2025 que, em sua página 76 dedica-se a traçar as diretrizes para nossa paróquia, considerando os pilares que a sustentam: Palavra, Pão, Caridade e Missão - conforme abaixo vem reproduzido.
V Plano Diocesano de Pastoral da Diocese da Campanha
"Ide sem medo de servir." — Papa João Paulo II
Consolidar as nossas Comunidades Eclesiais Missionárias como espaços de comprometimento e participação de todos na vida e na missão da Igreja.
Consolidar é tornar sólido, firme, estável, com fundamento, seguro. As nossas Comunidades Eclesiais Missionárias são a própria Diocese e suas paróquias e comunidades, urbanas e rurais, as famílias, os setores missionários, os seminários, as comunidades religiosas, os asilos, hospitais, escolas e as novas comunidades de vida e aliança. Enfim, toda realidade em que pessoas vencem o egoísmo e se reúnem em nome de Cristo para viver o Evangelho, transformando o mundo em vista do Reino de Deus. Elas devem ser espaços de comprometimento e não apenas de busca de serviços religiosos, de verdadeira participação na vida, nos sacramentos, e na missão da Igreja de profeticamente anunciar o Reino e denunciar e o que é a ele contrário.
Cada força-viva (ministérios, pastorais, movimentos, associações e organismos diocesanos) elegeram duas ações que concretizam a prioridade diocesana na sua ação pastoral, contemplando as dimensões da entrada (acolhida, iniciação...) e da saída (missionária) na casa da Comunidade Eclesial Missionária, e foram apresentadas na 2ª Grande Sessão da Assembleia Diocesana, que reuniu o clero e os delegados de todas as paróquias e forças-vivas da Diocese.
As paróquias durante a Assembleias Paroquiais estudaram o VER, o ILUMINAR e as duas etapas anteriores do AGIR, e com essa base elegeram quatro ações concretizadoras para cada paróquia, uma referente a cada pilar da Comunidade Eclesial Missionária que foram apresentados na 3ª Grande Sessão da Assembleia.
A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Carmo da Cachoeira elegeu:
Palavra:
Promover a formação das lideranças fundada nas Sagradas Escrituras e nos documentos da Igreja; uma catequese mistagógica que realce a importância da vida sacramental no cotidiano da pastoral paroquial, trabalhando no resgate de métodos como a Leitura Orante, círculos bíblicos, novenas e práticas de piedade popular.
Pão:
Unir a comunidade na formação e celebração dos sacramentos e outros ofícios, buscando centralizar a vida de fé e a prática pastoral na Eucaristia, e num constante movimento de saída alcançar a todos para Cristo.
Caridade:
Exercer uma escuta social e pastoral, em seu conjunto, para o atendimento eficaz do povo de Deus, sobretudo os mais fracos, aplicando os princípios da Doutrina Social da Igreja (DSI), aliados aos poderes e entidades públicas, formando assim um engajamento sócio transformador que transforme fé em vida.
Missão:
Insistir no processo de conscientização da missionariedade natural de todo batizado e de todos os membros das forças-vivas, formando, acompanhando e promovendo a missão „ad gentes‟ no exercício de uma atuação eclesial servidora da verdade e da justiça, da caridade e da santidade.
Fotos do Ipê na Comunidade São Pedro de Rates
fotógrafo: Evando Pazini
Comentários