A Comunidade São Pedro de Rates na Solenidade de Corpus Chisti
Celebrando Corpus Christi a Comunidade São Pedro de Rates participou da confecção dos tapetes coloridos nas ruas de Carmo da Cachoeira para a passagem de Jesus Eucarístico pela procissão de Corpus Christi juntamente com toda a Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Figuras da Sagrada Eucaristia, Divino Espírito Santo, do Cálice da Ceia e demais motivos eucarísticos embelezam as vias graças aos voluntários das diversas comunidades urbanas e rurais da Paróquia Nossa Senhora do Carmo na Diocese da Campanha em Minas Gerais.
Celebrando a festa de Jesus presente na Eucaristia, sobretudo fazendo memória à Quinta-Feira Santa e o início da Eucaristia, no Pão e no Vinho, este dia nos remete uma verdadeira gratidão que nós cristãos devemos ter pelo grande mistério da morte e ressurreição de Cristo, Nosso Senhor.
Ao desenhar símbolos religiosos nas ruas cachoeirenses, o povo se une em torno da arte e fé. Simbolicamente retira a intermediação entre Deus e o povo das mãos dos sacerdotes, mesmo que sabidamente por um efêmero momento, entre a confecção e a procissão de Corpus Christi, quando com pompa o poder volta para os clérigos.
A opção pelos Tapetes de Corpus Christi sobreveio devido às características e beleza próprias, em que num dia único, uma vez ao ano, a rua profana recebe o sagrado. Transforma-se num mundo ritualístico que tem linguagens e códigos representados pela fé coletiva, assim como pela arte efêmera, explanando características desse evento religioso, em que o profano é sacralizado por meio da arte e da fé, no momento em que imagens e símbolos invadem as ruas através dos tapetes.
A expressão latina “Corpus Christi” significa Corpo de Cristo. É quando a Igreja Católica celebra a presença real e substanciada de Cristo na Eucaristia. Tradicionalmente Carmo da Cachoeira têm suas ruas ornamentadas com tapetes feitos com cal, argila, serragem, café em pó, tinta guache, flores, glitter, sal grosso, farinha de trigo, anilina e casca de ovo, entre outros materiais.
A arte e a fé em sua totalidade está sujeita a caminhos e diferentes etapas, envolvendo uma rede de cooperação, entre vários elementos, criando assim uma certa simbiose entre os indivíduos daquela comunidade religiosa.
Os tapetes da Comunidade São Pedro de Rates foram confeccionados por consenso e em equipe por Carpegiani, Íris, Israel, Juliana, Nazaré, Pepeu, Dnª. Piedade, Sheila, Shirley, Otávio, Sr. Toninho, Vanusa, entre tantos que doaram materiais e trabalho, cada qual colaborando com seu talento para realização desta vereda da fé pela arte.
A produção da festa de Corpus Christi em Carmo da Cachoeira, demonstra a força da fé, e que um simples labor pode transformar membros de uma comunidade em um organismo vivo com sentimentos e envolvimento com compromisso e elos sociais, prontos para contribuir cada vez mais para restabelecer entendimento, união e compreensão em uma sociedade tão dividida.
Tapetes da Comunidade São Pedro de Rates de Carmo da Cachoeira
Cruz: mais conhecido símbolo religioso do cristianismo representa o instrumento da crucificação de Jesus Cristo |
Hóstia e cálice: a unidade da celebração da Missa reapresentam o sacrifício único de Jesus na cruz |
Uva: representa o Sangue de Cristo e lembra a Santa Ceia do Senhor com seus apóstolos |
Pomba: uma das representações que eram utilizadas nas catacumbas cristãs |
Eucaristia: Sacramento que contém o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Cristo sob as aparências de pão e de vinho. |
Comentários
na certidão de casamento dos meus avós Sebastiao Guimarães de Paula e Maria Julia Barbosa de Paula
Meu nome é Maria Julia Pereira de Paula