Matriz de Nossa Senhora do Pilar São João del Rey
João Gomes Nascimento (patriarca da família Gomes Nascimento)
A vila de São José del Rei, hoje Tiradentes situa-se a nordeste da Vila de São João, a 21º e 10’ de latitude e 33º e 15’ de longitude nas setentrionais do Rio das Mortes. Por volta da segunda década do século XVIII nasce Rita Maria da Conceição nessa Vila de relevante importância que, juntamente com a freguesia da Borda do Campo formam as mais famosas da época e representativa de nossa História. Sob a proteção da Senhora do Pilar, Rita Maria da Conceição viveu seu período de infância e juventude vindo a se casar em 1745 na freguesia da Borda do Campo com João Gomes do Nascimento.
Ainda no século 18, além de Rita Maria da Conceição c.c João Gomes do Nascimento, cujo filho do casal - o 14º, e que recebeu o nome de seu pai, João Gomes do Nascimento, tinha propriedade em Carmo da Cachoeira. Confira a escritura de compra e venda que encontramos no Livro Nº 18 - Escripturas de Bens e Raiz (que faz João Gomes do Nascimento (II) e sua mulher Luciana Cândida de Jesus em 4.10.1884, nesta freguesia de Carmo da Cachoeira. Comprador: Manoel Antonio Teixeira, moradores desta freguesia. Lugar denominado CAVA deste mesmo districto. Divisa por um lado com Domingos Teixeira de Resende e Manoel de Carvalho Bastos por outro José Custódio Ribeiro e Antonio Teixeira de Resende; José Justiniano de Resende.
Outro dado interessante que encontramos em relação a João Gomes do Nascimento (II) foi numa relação de jurados do ano de 1851 (c.f. A História de Três Pontas, 1ª Edição, 1980, fls. 101, autor Amelio Garcia de Miranda), onde ele aparece sob número 125, como proprietário da Fazenda Cava a 4,5 léguas de distância da vila de Três Pontas.
Manoel Antonio Rates (patriarca da Família Rates)
Natural e batizada na freguesia de Nª Srª do Pilar de São João del Rei, uma filha de Manoel Antonio Rates e Maria da Costa Moraes, conforme consta em sua certidão de casamento:
1771, 17 novembro, casamento de Manuel Baptista Carneiro e Joaquina Maria da Costa, filha de Manuel Antonio Rates e Maria da Costa Moraes (...) ambos os contrahentes naturaes de batizados na freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei.
Famílias Teixeira, Rezende, Vilela, Naves e Reis
Em Sylvestre Fonseca e João Liberal, ano 1918 na obra Álbum de Varginha, fls. 30 e 32, abordando o tema comércio, escrevem eles:
Entre os habitantes primevos da antiga Catandubas, citam-se, como troncos de numerosas famílias domiciliadas no município desde afastadas éras, o tronco da família Teixeira, através de José de Jesus Teixeira, donatário de Minas de Ouro em Campanha e seus sobrinhos representado por Antonio José Teixeira, português, da fazenda denominada Tachos. Antonio José casou-se na família Reis e Rezende oriunda de São Josão Del’Rey. No districto do Carmo da Cachoeira, Manoel dos Reis Silva, oriundo de São João Del’Rey da família Reis e Rezende, formou com treze descendentes a numerosa família Reis; do mesmo modo se constituíram as família Vilela e Naves, das mais numerosas do lugar.
Comentários