Cartão postal de Carmo da Cachoeira - Minas Gerais
No século XVIII terras limítrofes com Manoel Antonio Rates
Foi um evento extraordinário relembrado com muita emoção pelo ministro da Sagrada Eucaristia, José Geraldo Leopoldino, conhecido por toda comunidade cachoeirense como Caçamba. Curiosos, perguntamos do que se tratava, e qual o assunto que atraía tanta atenção do grupo reunido ao seu entorno. Disse-nos:
Coisas do passado que estão nítidas em nossa memória, não é Pasté? (Adelino Moreira Naves)
Caçamba participou do traslado do Cruzeiro - a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, até o alto do Morro. É o símbolo da nossa fé a qual ostentamos com orgulho e gratidão diuturnamente. À noite as luzes ordenadamente colocadas acompanham as linhas verticais e horizontais que a representam. Lembram-nos de que nosso caminho é o da luz. A luz crística que nos leva ao Pai.
Consultando o LIVRO Nº. 101, Folha Nº. 51 vº. 52 e v. serviço Registral e notorial privativo. município / distrito de Carmo da Cachoeira encontramos um documento - Escritura de doação pura e simples em que aparecem como donatários: Prefeitura Municipal desta cidade de Carmo da Cachoeira - MG e como doadores, os cidadãos cachoeirenses Gilmar Vilela Chagas e sua mulher Ana Bege do Nascimento Chagas. Documento histórico:
Saibam quantos esta publica escritura de doação virem que, no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de 2.000 (dois mil), aos vinte e nove dias do mês de junho do dito ano, nesta cidade de Carmo da Cachoeira, Estado de Minas Gerais (...) me foi dito pelos doadores que sendo senhores e legítimos possuidores, por justo título de aquisição legal (...).
As terras citadas correspondem ao lugar onde hoje avistamos a imagem do Cristo Redentor, é denominado Chácara da Serra. E tem como confrontante Jorge Fernando Vilela, com o corredor Municipal que liga a cidade ao cruzeiro; segue-se O-E 50,00 ms por cerca de arame farpado confrontando com o terreno de Jorge Fernando Vilela; volve a direita NE-SO 70,00 ms por divisa livre confrontando com terreno de Gilmar Vilela Chagas; volve a direita SE-NO 60,00 por divisa livre até o corredor municipal confrontando ainda com o terreno de Gilmar Vilela Chagas; volve a direita SO-NE 50,00 ms em divisa livre margeando o corredor municipal, indo até, o ponto onde se iniciou esta demarcação. Área para colocação de uma imagem do Cristo Redentor, doação esta gratuitamente, sem condição nem encargo de qualquer natureza, à outorgada donatária, Prefeitura Municipal desta cidade. Carmo da Cachoeira - MG, em 29 de junho de 2.000.
Há 15 anos, o site carmodacachoeira.net dedica-se a acompanhar e na medida do possível registrar os passos dados pela sociedade cachoeirense e manifesta nesse momento os mais sinceros votos de gratidão a todos os envolvidos nesse ato de altruísmo.
Documento de doação do terreno para a construção ao Cristo Redentor de Carmo da Cachoeira |
Em 1953 os fiéis transportam o Cruzeiro que ficava no Largo da Matiz para o alto do morro. |
Obra de construção da imagem do Cristo Redentor no Morro do Cruzeiro |
Comentários