Santa Missa, dia de 26.4.2022 às 19 horas
A comemoração do Dia do Padroeiro da Comunidade São Pedro de Rates aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, após celebração do tríduo que, ajudou os fiéis a entrar num clima de oração, a fim de celebrar melhor uma das datas mais importantes da comunidade.
A abertura do tríduo teve como celebrante o Pe. Ivan de Souza Carvalho (Administrador Paroquial). O encerramento do tríduo com a Santa Missa, expoente máximo das comemorações, foi realizado pelo Pe. Alysson Luiz Paganelli Lage (Vigário Paroquial). O celebrante ressaltou a importância da participação ativa e dinâmica da comunidade na vida da Igreja.
Vinte e seis de abril é um dia de festa para a comunidade e, conforme ouvimos durante a homilia, “é um privilégio a celebração do dia de um santo, que faz parte da história da igreja como mártir, durante a celebração da Santa Missa”. São Pedro de Rates foi um dos que derramou seu sangue em testemunho da fé. “Cristo foi o primeiro mártir, a pedra angular da Igreja, que, em todos os tempos, carrega os sinais da Paixão e Morte do próprio Mestre”, conforme a fala de Dom Servilio Conti, I. M. C.
Ao final, o celebrante agradeceu a participação de cada membro da Igreja, dos compositores e executores do Hino a São Pedro de Rates, dos ministérios de música, liturgia e demais envolvidos e que muito colaboraram para a grandiosidade do evento, conforme nos mostra as fotos.
Convém aqui lembrar o plano e execução de Jesus em formar um grupo estável e recomendar a continuidade. Lê-se em Mateus 16,18: “Pois eu te digo que tu és Pedro e sobre essa Pedra construirei minha igreja, e o império da morte não a vencerá”. Está aí pois declarada a função específica de Simão Pedro. Jesus propõe construir um templo, que é uma comunidade nova, na qual Pedro será “pedra” fundamental.
A Paróquia Nª Srª do Carmo tem como sede a Igreja Matriz que congrega, além de outras, a Comunidade São Pedro de Rates. Nesta Casa da Mãe é que nos reunimos para celebrar tríduo e festa do padroeiro da comunidade. Momentos de graças, bênçãos e louvores por tudo e, de forma especial, por poder apresentar aos fiéis o Hino recém composto em honra a São Pedro de Rates.
Os compositores Jovane Garcia e Tiãozinho Mariano deixando a intuição fluir, registraram:
Glorioso és Tu!
São Pedro de Rates,
Glorioso és Tu!
Deram-se por satisfeitos. O qualificativo transcendente serviria de abertura do hino e, também, como ponto de ligação entre as partes que contam a história do Santo, Bispo e Mártir São Pedro de Rates.
Inspirados na vida do Santo Mártir, Jovane e Tiãozinho concluem que o processo de conversão por ele vivido teria suas raízes mais profundas alicerçadas no amor e na coragem de lutar por Jesus Cristo. Assim escrevem eles:
Vamos beber das suas fontes milagrosas.
Dizem eles: percebe-se em São Pedro de Rates o amor verdadeiro a Deus e a observância dos ensinamentos recebidos dos Apóstolos, ou seja, a fidelidade e proteção constante ao depósito da fé.
Jovane e Tiãozinho encontraram uma forma de representação em imagem poética daquilo que todo o cristão deve buscar conscientemente - o Deus Supremo, Eterno e Todo Poderoso, através de seu Filho, Jesus Cristo. Ao unir momentos da vida do Santo com momentos de louvor e ação de graças pretendem os compositores nos lembrar que São Pedro de Rates é Glorioso, porque bebeu das fontes milagrosas emanadas pelo próprio Jesus Cristo, o Messias — Servo de Deus. Sua missão é a de implantar o reino da justiça (Is 42).
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
crédito das fotos: Evando Pazini
Comentários