Famílias na Campanha da Fraternidade
O que Ele escreveu
Que alegria termos estado juntos durante os quatro encontros, Hoje estamos vivendo o 5º Encontro desta caminhada que nos conduziu a uma reflexão importante, pois o tema deste ano é uma realidade na vida de todos. Já se aproxima a grande semana de nossa fé, a Semana Santa!
O que será que Jesus escreveu no chão?
Jesus escreveu.
Foi mais uma forma de ensinamento.
Ele sempre ensinava e o fazia com carinho e zelo.
Segundo o Papa Francisco houve uma pausa após a fala dos acusadores: “que dizes tu?”.
(...) Jesus agachou-se e com o dedo começou a escrever no chão. Como insistissem com suas perguntas, levantou-se e disse lhes:
— Quem de vós estiver sem pecado atire a primeira pedra.
Novamente se agachou e continuava escrevendo no chão.
A pausa é pedagógica. Desta maneira convida todos à calma, a não agirem de impulso e procurar a justiça de Deus.
O aprendizado vem através de palavras e também no silêncio. Será que nós sabemos ouvir a voz do silêncio?
Segundo o Texto Base CF 2022, n. 14, Jesus mesmo escreve o novo ensinamento, ditado por seu coração. Nunca alguém chegou a saber o que Jesus escreveu. Podemos imaginar que Ele fez de conta que iria escrever a sentença e, depois, a proclamou. (cf. fls. 24, Família na CF Via-Sacra)
O tema educação é uma realidade na vida de todos.
O Evangelho indicado para a leitura desse 5º Encontro é o da Ressurreição segundo Marcos 16, 14-20. (...) Apareceu aos onze quando estavam à mesa e lhes disse: — Ide por todo o mundo, proclamando a boa notícia a toda humanidade. (...).
Somos convidados pois a anunciar em todos os lugares por onde passamos aquilo que Jesus nos ensina sempre: Ter misericórdia, dar acolhimento, saber ouvir, saber falar, dar atenção, olhar com justiça, ter mais mansidão, trazer para perto de si, amar sem medidas, dentre outros tantos ensinamentos que resgatam, a dignidade humana.
Educar com sabedoria e amor é estimular o cuidado pela vida, desde a concepção, passando pelo fim natural, até a eternidade.
Comentários