Famílias na Campanha da Fraternidade
Família: lugar privilegiado da educação
Vamos refletir sobre o ato de escutar.
Pare para pensar:
Eu só quero ter informação… ou quero, a medida que escuto envolver-me com aquilo que ouço?
A escuta permite encontrar o gesto e a palavra oportuna que desinstala da sempre e mais tranquila condição de expectador.
É através da educação que ocorre verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão de atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e para a cidadania (Cf. Manual CF 2022, fls. 201).
Se nos propusermos a escutar segundo o exemplo que Jesus nos deixou, traremos para o diálogo nosso coração. Assim ocorrerá a ação transformadora manifestada pela interferência da vontade de Deus, via coração humano. Como no Novo Testamento e também Antigo, o coração representa a interioridade consciente e responsável do homem. É sede da fé, nele habita Cristo origem da conduta ética.
No atual momento histórico, o maior desafio que enfrentamos é lidar com os efeitos da pandemia, em seus diversos aspectos: saúde, política, economia, cultura e a própria escolarização.
Quantas lições poderemos tirar disso… quanto a vida nos ensinou nestes dois anos. Lições tiradas na dor, no sofrimento, em perdas, enfim, lições aprendidas com a vida.
Jesus em sua infância e adolescência também recebeu formação. Sua educação familiar veio especialmente, através de Maria e José. Cursou a educação formal frequentando a sinagoga e o Templo de Jerusalém, segundo a tradição e os costumes do povo judeu de seu tempo.
Durante os estudos que temos realizado, durante os encontros percebemos que Jesus e sua família estavam integrados ao modo de vida de sua época, cuja dinâmica era o de uma educação inserida em todos os âmbitos da vida. A família de Nazaré buscava o discernimento em atitude de escuta e oração, segundo o que lemos no Manual da Campanha da Fraternidade de 2022, fls. 204.
Oração é o ato de elevarmos nossa alma a Deus. Por meio dela, nos conectamos ao pai.
Fique com Deus,
que Jesus nos abençoe
e que Maria e José
guie nossos passos.
Comentários