Famílias na Campanha da Fraternidade
A Educação nos Oferece a Escolha
Vamos abrir esse nosso primeiro encontro em família trazendo um questionamento que o Papa Francisco faz na carta encíclica Fratelli tutti sobre a fraternidade e a amizade social (Documentos Pontifícios, 44):
O que acontece quando não há a fraternidade conscientemente cultivada, quando não há uma vontade política de fraternidade, o diálogo, a descoberta da reciprocidade e o enriquecimento mútuo como valores?
E essa Campanha da Fraternidade 2022 possa alargar o horizonte de nossa compreensão a respeito da educação, entendida não apenas como ato escolar, como transmissão de conteúdos ou preparação técnica para o mundo do trabalho. Mais importante e urgente é a pergunta pelos motivos, pela abrangência e pelas metas de qualquer processo educativo.
Somos renovados quando aprendemos mais a respeito da vida e seu sentido. O que nos move é a busca do sentido da vida. Assim, educar não é um ato isolado. Todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade.
A CNBB através de sua publicação sobre a Campanha da Fraternidade 2022 elaborou, entre outros, um subsídio enfocando a Família na Campanha da Fraternidade. O material oferece-nos um convite para que, em grupos, reflitamos sobre a beleza de uma educação integral, uma educação em todos os âmbitos da vida.
Jesus educa a partir de um agir repleto de sabedoria. Nesse tipo de interação fala mais alto o coração, através do qual manifesta-se o amor incondicional.
Nessa quaresma vizinhos e participantes de grupos de oração na comunidade propuseram-se a refletir sobre o tema proposto pela CNBB. Pequenos grupos visitarão casas de pessoas enfermas, acamadas e de forma sucinta levarão a essência de cada encontro proposto e oferecerão um pequeno cartaz da Campanha sugerindo sua colocação na porta e ou janela da casa.
Foi uma das formas encontradas pelo grupo para preparar nossos corações para a Páscoa de Jesus e, por alguns momentos, realizar uma reflexão nesse primeiro encontro - a Educação nos oferece a escolha.
Bases:
“Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Provérbios 31,26
“Palavra de vida eterna”.
João 6, 68
Somos direcionados ao Mestre Jesus, centro da fé e em cujos ensinamentos devemos nos espelhar. A educação é indispensável para a construção de um mundo mais justo e fraterno.
Pare para pensar…
O que tenho que fazer?
Se você tiver a mentalidade individualista precisa mudar e começar a pensar também nos outros.
Se você se foca no dito popular: “Olho por olho, dente por dente”, tem que mudar essa mentalidade.
Escolher a formação para a vida fraterna e para a cidadania é a solução.
Comentários
A partir da sabedoria pedagógica do Mestre Jesus somos levados a refletir a educação de forma integral num ambiente onde somos educandos e educadores.
A Educação se faz através da escuta que gera diálogo e compreensão de que a partir da minha mudança tudo ao meu redor se transforma.
Façamos do ato educativo um gesto de mudança de mentalidade focada no AMOR é na Sabedoria
Diac. Romário Lima