CF 2022 um tema desafiador: Fraternidade e Educação
O tema reflete uma das preocupações mais atuais da Pastoral da Igreja do Brasil pós pandemia, com a infestação do Coronavírus 19. A campanha vem se constituindo em projeto nacional de evangelização e roteiro de vivência quaresmal.
A proposta para esse ano leva-nos a mergulhar em águas mais profundas a fim de poder entender as bases mais sólidas para uma educação em mudança. A resposta, certamente, virá após a reflexão que conseguirmos fazer sobre o sentido da vida. Quantos se foram durante esses dois anos em que a pandemia nos tornou reclusos…
Percebemos o quanto empobrecemos por falta de diálogo. Ele mobiliza pessoas. Nós seres humanos necessitamos mais que estar vivos. Somos diferentes dos outros seres vivos: temos capacidade de poder conhecer, de poder optar e traçar nosso caminho. Assim, podemos escolher ser cada vez mais humanos e optar por viver esse processo de humanização.
O documento elaborado pela CNBB aponta para que vejamos e entendamos que educar é um ato de esperança no ser humano. É hora de “parar para pensar”:
Qual a característica de uma educação integral?
Solidariedade!
Solidariedade. Envolve:
- direito de todos
- compromisso de cada um.
Esperamos colaborar para avançar um pouquinho em relação aos resultados esperados, ou seja:
- humanizar;
- promover a cultura do encontro; e
- romper a indiferença.
Como Famílias somos uns dos agentes transformadores. Entram também, além de pais, irmãos, filhos, tios, sobrinhos, cunhados, professores, lideranças, instituições, entre outros.
Vamos implantar a cultura do encontro?
Não se esqueça: o Luzeiro é a fé cristã. Jesus Cristo como centro. Busque mais informações em subsídios da campanha da fraternidade 2022 volume Família na Campanha da Fraternidade.
Comentários