Viúvo José Fernandes Avelino casa-se na Família Villela
Domingos Villela, nascido e batizado na freguesia de Santa Maria da Palmeira, Arcebispado de Braga e Maria do Espírito Santo, nascida e batizada na capela de Santo Antonio do Rio das Mortes da freguesia de São João del Rei, são pais, entre outros de Antonio Villela de Siqueira (ou Cerqueira) batizado em 13.6.1752. Antonio é neto paterno de Custódio Villela e Felícia Siqueira e neto materno de Diogo Gracia (Garcia) e Júlia Maria da Caridade. Foram seus padrinhos José Gracia (Garcia), solteiro, filho do dito Diogo Garcia e Júlia Garcia do Nascimento, mulher de Miguel Lopes da Silva desta freguesia, casou-se, na ermida da fazenda do seu pai aos 20.11.1794, com Maria da Conceição, natural de Guaratinguetá-SP, filha de Manoel Dias Estrela e Francisca Maria de Jesus. A ermida de Domingos Villela ficava em Aiuruoca, Comarca do Rio das Mortes.
O casal Antonio Villela de Siqueira (ou Cerqueira) e Maria da Conceição estabeleceu-se no Distrito de Santa Catarina (atual Natércia/MG). Antonio Villela de Cerqueira, filho legítimo de Domingos Villela e de Maria do Espírito Santo, nasceu e foi batizada na freguesia de Lavras do Funil.
São filhos de Antonio e de Maria do Espírito Santo:
- João Gonçalves de Siqueira com 54 anos em 1831 c.c Leonarda Maria de Jesus;
- José Gonçalves de Siqueira, alferes, com 50 anos em 1831 c.c Maria Felisbina;
- Antonio Gonçalves de Siqueira, alferes que faleceu em 22.8.1860, na freguesia de Santa Catarina, Termo de Campanha c.c Silveria Placidina do Nascimento;
- Rafael Gonçalves de Siqueira c.c Rosa Francisca das Neves;
- Isabel Francisca de Jesus c.c João Gonçalves da Costa;
- Luciana Villela c.c Manoel Pereira de Barros; e
- Maria Tereza Villela, filha legitimada. Casou-se em Serranos aos 27.8.1807 com o Tenente Francisco Ignácio de Souza, natural de Lavras, filho de José Ignácio e Maria dos Santos.
Maria Tereza Villela e o Tenente Francisco Ignácio de Souza em 1831 eram moradores do fogo 135 em Três Corações conforme censo de 24.10.1831. Tinham 25 escravos. Maria Tereza faleceu em sua Fazenda do Rio do Peixe em Carmo da Cachoeira, aos 28.4.1871. Tiveram onze filhos, entre eles:
Francisca Placidina de Souza c.c Inácio Guimarães em 1836. foram moradores na Fazenda dos Coqueiros, em Carmo da Cachoeira - c.f Projeto Compartilhar, Cap. 5º Antonio Villela de Siqueira (Cerqueira);
Rita Vitalina de Souza (ou Victalina) c.c o viúvo de Maria Clara Umbelina, Ten. Cel. José Fernandes Avelino; e
Francisco de Assis Souza c.c Constança Umbelina de Souza, pais de Paulina Georgina de Souza casada em 1882 com Francisco Garcia dos Reis (Chico Garcia) - c.f Genealogia Família Reis, desc. Antonio dos Reis Silva (II) da Fazenda Morro Grande em 1808.
No livro nº 20, Arquivado no Cartório de Carmo da Cachoeira, MG - Escrituras e Procurações 1901 - 1906, às fls. 100 verso lê-se:
(...) vendedores Eugênio Adelino de Souza e sua mulher Carlota Maria do Espírito Santo, tendo como comprador José Baptista Sant’Anna, uma casa nessa povoação que divisa com Paulina Georgina de Souza por herança de sua tia Rita Victalina de Souza, no ano de 1906.
No livro nº 18 - Escripturas de compras e vendas de terras e procurações dos anos de 1988 a 1896, às fls. 85 verso e 86 há uma transação que enriquece sobremaneira o conhecimento que buscamos sobre nossas origens. Trata-se de doação que faz Ritta Victalina de Souza em 19.12.1892:
(...) neste destrito de Carmo da Cachoeira, donatária Ignézia Candida de Sousa Chagas, filha de Francisco Chagas, todos residentes deste districto, moradora na freguesia Cachoeira”. A doação refere-se a “rua que desce do lado direito do largo para a rua do Padre Joaquim, antiga Manoel Francisco, da qual casa (..) menor acima declarada que por ter tenra idade é representada pelo pai, Francisco Chagas, havidas de Praxedia Senhoria Alves. Divisa com filhos de Francisco de Assis Souza (...), Francisco de Paula Rezende (...) e Padre Joaquim.
No livro nº 28 - 1928 a 1931, às fls 3 verso é registrada:
Escriptura de compra e venda que entre si fazem José Glycério Chagas e sua mulher Paulina Georgina de Souza em 4.9.1928 neste districto de Carmo da Cachoeira, na Fazenda Couro do Cervo. São proprietários de casa na travessa da estação.
Arraial de Carmo da Cachoeira em Minas Gerais |
Fazenda do Coqueiral em Carmo da Cachoeira |
Ignézia Candida de Souza Chagas |
Comentários