Pedro Juvêncio de Souza, Pedro Mestre, nasceu em Aiuruoca, Minas Gerais, em 29.6.1885. Filho do Tenente Juvêncio Elias de Souza e sua primeira esposa, Emília Augusta de Oliveira. Em segundas núpcias o Ten. Juvêncio Elias casou-se com Rita Vieira Campos, também conhecida como Rita América de Campos Sousa, irmã de Teodósia Vieira Campos c.c Carlos Bandeira de Gouvêa.
Pedro Mestre lecionou em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, desde 16.2.1903 até aposentar-se em 1934. Após sua aposentadoria inscreveu-se no NOVO PLANO LAR ECONÔMICO. Fez a inscrição em 31 de julho de 1943, recebendo o nº. 23.157. Informa ele sua profissão: professor. Entende-se, portanto, que continuou na ativa, mesmo depois de ter cumprido o tempo de trabalho, aposentando-se.
Foi casado com Maria dos Reis Campos, irmã, entre outros, de Purcina dos Reis Campos c.c Francisco de Assis Reis, da Fazenda Pinhal. Ambas, filhas de Ana Paulina dos Reis c.c Francisco Custódio Vieira Campos, filho de Francisco Vieira Campos Sobrinho e Purcina Vieira Campos (cf. fls. 166 - Gen. Fam. Reis). Às fls. 165, Cap. 13, 2-13 o autor dedica-se ao estudo dos descendentes do Major Francisco dos Reis Silva, fazendeiro, Município de Três Pontas, nascido em 19.4.1810 c.c Josefa Vitalina de Rezende, filha de José de Souza Meireles e Ana Paulina de Rezende. Deste casal de nove filhos nasce Ana Paulina Reis c.c Francisco Custódio Vieira Campos filho de Francisco Vieira Campos Sobrinho e Purcina Vieira Campos.
A primeira filha de Ana Paulina e Francisco Custódio foi Purcina dos Reis Campos c.c Cap. Francisco de Assis Reis, fazendeiro, Fazenda Pinhal, Município de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Irmã de Purcina dos Reis Campos, Maria dos Reis Campos c.c o Professor Pedro Juvêncio de Souza. Maria dos Reis Campos e Pedro Mestre foram pais, Semiramis de Souza; Elvira de Souza; José de Souza e Alvina de Souza c.c Vivito, pais da diretora escolar e ex-prefeita de Carmo da Cachoeira, Maria Beatriz Reis Mendes Santana.
A filha Elvira c.c João Batista Caldeira Sobrinho passou a assinar Elvira Souza Caldeira e ela faleceu em agosto de 2004, em Carmo da Cachoeira (cf. Família Caldeira, fls. 8).
João Batista e Elvira são pais de:
- Maria da Glória Caldeira, nascida em 15 de agosto de 1947, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, e faleceu em 1º de outubro de 2017, na mesma cidade;
- Ana Maria Caldeira, nasceu em 18 de outubro de 1948, em Carmo da Cachoeira;
- Maria Aparecida Caldeira, nasceu em 17 de abril de 1951, em Carmo da Cachoeira; e
- João Henrique de Souza Caldeira (cf. 119. fls. 27 - Família Caldeira), nascido em 11 de outubro de 1954 c.c Rosilene Junqueira (cf. fls. 81 - Gen. Família Reis) filho de João Batista Caldeira Sobrinho e Elvira Reis Souza Caldeira, neta materna de Pedro Juvêncio de Souza e Maria dos Reis Campos
Comentários