Famílias de origem açoriana
Mons. José do Patrocínio Lefort, Chanceler do Bispado da Campanha fez a apresentação de Apparecida Gomes do Nascimento Thomazelli quando do lançamento de sua obra, AS FAMÍLIAS DE NOSSAS FAMÍLIAS, no ano de 1982. Diz ele:
Vezes sem conta, numa persistência tenaz e digna de nota, a Drª. Aparecida Gomes viajou para Campanha, para São João Del-Rei, para Seca e Meca e Olivais e Santarém.
Viajou muito, sofreu bastante, mas conseguiu o que ardentemente desejava: - a organização de lançamento dessa obra. Mister se faz ter muita paciência, senso de equilíbrio e sensatez para enfrentar e resolver tantos problemas que constantemente surgem e exigem imediata solução.
Tudo isto afrontou e venceu galhardamente Drª. Aparecida. Pode agora, com muita justiça, cantar o seu Te Deum. E cantado, fazer ecoar pelo Brasil inteiro as palavras do Profeta-Rei: “Tal é a geração dos que buscam a face de Deus… pois que de geração em geração publicaremos os seus louvores” (Salmos 23, 6 e 78, 13).
Em 1747, um batizado - o de Maria, na Capela de Ibertioga, filial da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo. A mãe da criança, mulher de João Gomes, era Rita Maria da Conceição, filha de Daniel de Sousa Pimentel e de sua mulher Luisa Rodrigues Cid, sobrinha do Capitão-Mor João Manuel de Azevedo Matos. Rita Maria era natural da Vila de São João del-Rei, hoje Tiradentes, situada ao nordeste da Vila de São João, a 21º 10’ de latitude e 332º 15’ de longitude, nas setentrionais do Rio das Mortes.
Rita Maria da Conceição casou-se com João Gomes do Nascimento, patriarcas da Família Gomes do Nascimento.
Trazendo a nossa realidade, conforme mostra a figura 124, constatamos então a ligação da Família Terra através de Tereza Vitoria de Moraes e de Francisco Manoel de Souza.
Comentários