Algumas de suas ramificações, entre elas com a Família Terra
Apparecida Gomes do Nascimento Thomazelli, de forma poética e apoiada pelos registros deixados por André João Antonil em Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas, fala sobre as terras desbravadas pelo seu ascendente, o patriarca da Família Gomes Nascimento, João c.c Rita Maria da Conceição - São João del-Rei. Lê-se, às fls. 22 de sua obra, As Famílias de Nossas Famílias:
... em 1765 João Gomes do Nascimento, temente a Deus e cheio de fervor religioso que envolveu sempre os nossos aventureiros descobridores, era chefe de família numerosa, desbravador e colonizador das matas de São João del-Rey, lugar alegre, acolhedor onde os montes se levantavam como em perene anseio para o céu, os vales se resgam para a abundância das águas que neles cachoeiram em preciosas quedas ou mansamente se espraiam em amplos vargeados, as matas orlam graciosamente o sopé das eminências e a verde pelúcia dos campos veste as extensas lombadas das terras. (in Viegas, Augusto - Notícias de São João del-Rei, B. Ho., 3ª ed., p. 11)
João Gomes do Nascimento residia na Fazenda Pouso Alegre no antigo Curato do Onça (atual município de Ibertioga, no distrito de Padre Brito). O Distrito outrora denominado São Francisco do Onça, hoje Emboabas, é um distrito rural sul de São João del-Rei. As terras de João Gomes do Nascimento estendiam-se daí a perder de vista, banhadas pelo Ribeirão do Onça e pelo Ribeirão dos Motolas, alcançando para o oeste, São Miguel do Cajurú, hoje Distrito de Arcâgelo. Ibertioga ficava mais longe, também ampla, próxima à Borda do Campo (Barbacena).
Diz Thomazelli, às fls. 25:
Por aqueles terrenos multiformes e agrestes, andarilhos, os familiares e herdeiros de João Gomes Nascimento percorreram léguas e léguas, entrelaçando-se com outras famílias, dentre as quais os Gomes da Rocha, os Fagundes, os Dias de Freitas, os Valims, os Mafras, os Ribeiros, os Teixeiras, os Vieiras, os Campos, os Alves Pedrosa, os Ávilas, os Branquinhos, os Junqueiras, os Nogueiras, os Borges da Costa, os Oliveiras, os Borges da Silva, os Andrades, os Costas, os Corrêas, num verdadeiro e intrincado emaranhado de famílias.
A 2ª filha de João Gomes do Nascimento, Joana Maria da Conceição foi morar em São Thomé das Letras, logo após o casamento, no ano de 1773. Joana casou-se com Ignácio Gomes da Rocha. Inácio Gomes da Rocha era irmão de:
- Tereza Gomes da Rocha c.c João Gonçalves Fonseca, filho legítimo de Manuel Gomes e Antônia da Graça (Ilhoa);
- Catarina de São José ou Catarina Cândida de São José c.c Capitão Caetano de Carvalho Duarte, nascido em 24.12.1702 na Freg. de S. Miguel de Silvares, Louzada, Arcebispado de Braga, Portugal, filho de João Carvalho e de Domingas Duarte, falecendo em 23.12.1784 em São João del-Rei, Minas Gerais - Patriarca da Família Carvalho Duarte - Cajuru;
- Maria Teresa de Jesus c.c 1ªs núpcias Inácio Franco e 2ªs núpcias com Bento Rabelo de Carvalho; e
- Manuel Gomes Batista c.c Inês Gomes Rocha, filha legítima de Luís Gomes e Inês Clara.
Descendente de Inácio e Joana como 1º filho do casal, Thomazelli, às fls. 84 apresenta João Gomes do Nascimento (II) como morador do Paiol do Rio do Peixe, em Três Corações. Ele foi casado com Joana Antônia de Oliveira, filha legítima de Antônio Gonçalves Valim e de sua segunda mulher, Maria Rosa de Jesus. Por parte de pai, era neta de João Gonçalves Valim e de sua mulher Maria Leal, conforme consta de seu batizado em 14.2.1779. Por parte de mãe, era neta paterna de Luís de Oliveira Neto, que era natural da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Feira, Bispado do Porto, Portugal e por ele, bisneta de Manuel de Oliveira e de sua mulher Maria Fernandes. Sua avó materna era Ana Maria, natural da Freguesia de Santa Ana, de Mogi das Cruzes, São Paulo, e por ela bisneta de Francisco Gomes Braga, natural da cidade de Braga, Portugal, e de sua mulher Maria Francisca de Mogi das Cruzes.
Joana faleceu em 1.8.1840, em Três Corações, Minas Gerais. João Gomes do Nascimento (II) faleceu por volta de 1845, na mesma cidade.
Comentários