João Paulo Ferreira Cassiano assina a poesia que ocupou a p. 266 na obra “Antologia Poética Sarau.Brasil.2021”, editada pela Vivara Editora Nacional na Série Novos Poetas nº 39. A referida obra tem como organizador Isaac Almeida Ramos e é ele, também, que através de uma conversa descontraída insere o leitor num momento histórico ímpar vivido de forma global pela população. Inicia seu colóquio dizendo: “O vírus que congelou o mundo e confinou mais da metade da população mundial”. Momento de recolhimento, desaceleração, quietude. Momento propício para ampliação da consciência e, para muitos, a oportunidade de dar o salto quântico e vislumbrar a presença real de uma nova consciência. Consciência formatada na dor, no sofrimento e na insegurança de um mundo sombrio, caótico, insensível.
Almeida Ramos enxerga a luz no fim do túnel quando percebe que diante dos novos desafios, muitos brasileiros têm buscado refúgio nas artes e em especial na poesia.
João Paulo Ferreira Cassiano é um que, dentre tantos brasileiros, buscou aproximar-se do pouco de sadio que se apresentava diante da crise instalada.
Acostumado a uma vida simples e singular aprendeu a perceber a grandiosidade contida no conjunto das pequenas conquistas diárias. Hoje, João Paulo, o Popó é muito conhecido na cidade. Jovem, expansivo, alegre, batalhador, além de ser ótimo pai e excelente esposo está inserido entre os poetas da nova consciência. O resultado de uma vida de provações pessoais e as apresentadas pela infestação do Covid-19 foi seu amadurecimento acelerado.
Sentiu na pele o que é atravessar o fogo quando viveu a grande provação da perda da mãe. Posto à prova revelou-se um ser humano sensível cujo coração é repleto de grandes virtudes.
Voltado para a vida em comunidade, o que não lhe faltou foi a presença do ombro amigo. Ele sabe, por viver, que são os outros que nos ajudam a encontrar saídas e, por isso, ele pessoalmente em seu agir vai ao encontro deles e dá o melhor de si no intuito de ajudar. João Paulo gosta muito de estar com gente. É animado e eleva o padrão do grupo. É comum ver sua família reunida nas missas dominicais.
Nossa mais profunda gratidão, João Paulo.
Comentários