Prof. Jaime Corrêa Veiga
A genealogista Denise Cassia Garcia publicou o livro OS GARCIA “FRADES” Ascendentes e descendentes. Djalma Garcia Campos ao prefaciar a obra nos insere no espaço de onde partiram muitos de nossos colonizadores e dentre eles está o ascendente da autora Diogo Garcia, nascido na Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Concelho de Horta, Ilha do Faial, Distrito de Horta. Diz Djalma:
Muito se tem escrito sobre as comunas mineiras e sobre a sua gente e sua genealogia, entretanto, a maioria dos nossos historiadores tem negligenciado em examinar as suas exatas origens. Poucos tiveram a sensibilidade de pesquisar as verdadeiras origens dos nossos colonizadores que foram os açorianos, certo de que nos Açores estão as raízes da maioria da nossa gente, da nossa formação étnica e dos nossos costumes.
Descendentes de Diogo Garcia que aportou aqui na Colônia antes de 1723 e das TRÊS ILHOAS, que aqui chegaram neste referido ano, estão muitos cachoeirenses.
A Família Garcia, especialmente as de Carmo da Cachoeira, deixamos aqui registrada nossa gratidão.
Temos em mãos um exemplar da obra escrita pelo Prof. Jaime Corrêa Veiga no ano de 1973 denominada O POÇO DA COBRA PRETA.
O Prof. Jaime é irmão de Dona Alexandrina, segunda esposa do Dr. João Otaviano da Veiga Lima. Irmão também, de Dona Mariana Custódia da Veiga Lima, nascida em 1866 e de Euclides falecido recentemente em Belo Horizonte. Filhos de Francisco Custódio da Veiga (II) e Clara Paulina de Sousa e netos maternos de Francisco Custódio da Veiga (I), falecido em 1861, casado com Francisca Rosa Tavares.
Encontramos na genealogia da Família Reis dados interessantes que vem enriquecer nossa formação social. Às fls. 56, Antonio Justiniano dos Reis e sua mulher Idalina aparecem como pais de 12 filhos. Eliza Costa Reis (4ª filha) c.c Dr. João Otaviano Veiga Lima e Mario Justiniano Reis (9º filho) c.c Clara Paulina Veiga Reis. Ambos descendentes da grandiosa família açoriana e contemplados na genealogia dos Garcia “Frades”.
Jaime Corrêa na fala de sua filha Augusta
- Jaime Corrêa Veiga nascido em Nepomuceno - MG
- filho de Francisco Corrêa de Figueiredo e Clara Veiga Corrêa
- casado com Maria Augusta Vieira Corrêa tiveram 6 filhos: Solange, Marluce, Gilberto, Maria da Glória, Clara e Augusta.
- Ficou viúvo e casou pela 2ª vez com Mariana dos Reis Rezende, de Carmo da Cachoeira. Não tiveram filhos. Foi residir em Carmo da Cachoeira, depois do 2º casamento. Morou na casa da rua Antonio Justiniano dos Reis, esquina com a rua Dom Inocêncio, aos pés da Praça do Carmo.
- Professor de Geografia e História em Três Pontas e Carmo da Cachoeira.
- Cumpriu tão bem esta sublime missão de Mestre, que era adorado por seus alunos, que o chamavam carinhosamente de “Tio Jaime".
- Homem de um coração gigante, era tranquilo, amigo, companheiro, desprendido de bens materiais, amigo da Natureza.
Conhecia como ninguém os belos pássaros brasileiros e sempre dizia da necessidade urgente de proteger nossa avifauna. Ele sempre dizia também, que o progresso estava exterminando nossos pássaros. Que a Polícia Florestal perseguia os caçadores, mas não tomava conhecimento da mortandade ocasionada por herbicidas e pulverização das lavouras em excesso.
- Escreveu um livro sobre os pássaros: “Pássaros de Gaiola”, onde mostrava todo o seu conhecimento e amor por eles. Vários pássaros foram citados no livro: Pintassilgo, Patatuva, Coleira, Coleirinha, Fradinhos, Bigodinho, Curió, Bicudo, Azulão, Tibiu, Canários, Tico-tico, Pássaro-Preto, Encontro, Sabiás, Cardeal, Chorão, Soldadinho, Chopin, Gaturamo, Sanhaço-frade, João-totonho, entre outros.
Assim, era meu querido, amado e saudoso pai.
Augusta
B H 24.10.07
Comentários