Compromisso do Povo da Aliança
L.: Maria, como os pássaros e as plantas, que se alegram com o raiar do dia, nosso coração palpita forte, pois nos destes o Filho de Deus, que nos ensinou a amar e alcançar a redenção.
— Deus há de ocupara cada vez mais nosso coração, pois é em seu amor que esperamos salvação!
L.: Maria, vosso Jesus veio plasmar nossa vida em sua misericórdia e nos fazer caminheiros da paz e da esperança, neste mundo tão ferido pelo ódio e egoísmo.
— São felizes os que constroem a paz e sabem partilhar a vida, o amor e a união!
L.: Senhora, vós bem sabeis: é o amor a força transformadora em qualquer realidade de nossa história. Fazei-nos viver intensamente no mandamento que gera a vida e nos faz ser o povo da nova Aliança.
— Como rebentos de oliveira, fazei-nos, ó Mãe, testemunhas alegres do amor verdadeiro. Amém!
Realização da Aliança
L.: Maria, quem poderá matar sua sede, se não se aproxima da fonte? A fonte silenciosa jorra sem cessar, na gratuidade, para nos fazer reviver.
— A Eucaristia, fonte eterna de vida, é presença real de Jesus, de amor sem-fim!
L.: Maria, vosso Filho bem nos conhece, e sabe de quanta vida precisamos. Há gente sem casa para morar, crianças e jovens sem poder estudar, pais de família sem poder ganhar o pão.
— Abençoai, ó Mãe quem sabe partilhar; perdoai nosso esbanjamento e o pouco caso dos bem abastados e enfastiados por suas ganâncias!
L.: Maria, rompei o silêncio dos bons, que não empunham as armas do amor e da esperança, e despertai a consciência moral nos corruptos e sem escrúpulos.
— Dai-nos ó Mãe santíssima, vosso Filho, nosso Redentor, e revelai-nos outra vez a sabedoria do amor. Amém!
Oferta das Flores
L.: As flores tocam mais o coração do que as armas e os canhões. Quem faz a opção pelas armas não descobriu ainda a ternura da flor nem a suavidade da abelha, que sabe tocá-la com honra e respeito.
— Fazei-nos descobrir que a vida pode ser vivida de outro jeito, sem ódio, sem armas, sem discriminação!
L.: Mãos que carregam flores e não armas mostram o coração decidido a carregar o projeto da vida, o do Reino, como nos ensinou Jesus, o Filho querido do Pai, nascido de Maria.
— Unidos caminhamos para o altar, fazendo nosso êxodo em busca da vida, com Maria, a Mãe de nosso Redentor. Amém!
Comentários