A Comunidade São Pedro de Rates celebra o dia de sua Padroeira
Maria,
Um olhar que desperta!
Um olhar que transforma!
Um olhar que intercede!
Um olhar que evangeliza!
Nesse terceiro domingo do mês de outubro, dia 17, celebramos por antecipação o dia da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Shoenstatt. Aproveitamos o evento de hoje para conhecermos um pouco a Pré-História do lugar Shoenstatt considerado o berço de todo o Movimento Apostólico de Shoenstatt. Sua história remonta desde o século XII.
No ano de 1143, o então bispo de Trier, Dom Alberto, doou o terreno às Irmãs de Santo Agostinho, dando-lhe o nome eine schöne statt, quer dizer: um lindo lugar. Neste lugar as Irmãs Agostinianas construíram o seu convento e uma basílica e os consagraram à Nossa Senhora. Isto prova que já no início Shoenstatt foi um lugar de devoção mariana. Uma torre antiga é o único sinal, daquele tempo, que ainda há neste local. Eram duas, e uma delas caiu por volta dos anos de 1943 e 1944.
A capelinha, hoje, Santuário de Shoenstatt, deve ter sido construída pouco tempo depois da doação do terreno, isto é, em 1224. Esta servia de capela de cemitério e por isso, dedicado ao Arcanjo São Miguel, segundo um antigo costume alemão. A primeira Ata que temos marcando a sua existência, data o ano de 1319. Ao longo dos tempos, a capelinha foi destruída duas vezes: no ano de 1636 durante a guerra dos 30 anos e no ano de 1812, por uma invasão francesa que destruiu só o interior.
De 1889 a 1901 esta área era propriedade particular de uma família, até que os Palotinos construíram neste local sua terceira comunidade alemã. Eles aproveitaram a casa situada em frente a Capelinha, (ela foi construída sobre os fundamentos do antigo convento) para um seminário menor. Como o espaço tornou-se insuficiente, construíram um novo seminário no alto do monte, aproveitando uma das muralhas que outrora cercavam a propriedade do convento. O seminário foi inaugurado a 8 de dezembro de 1912.
Vejamos agora algumas tomadas feitas durante a Missa solene pelo Dia de Nossa Senhora Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Shoenstatt na Comunidade São Pedro de Rates em Carmo da Cachoeira em Minas Gerais, celebrada pelo Padre Alysson Luiz Paganelli Lage.
Comentários