Novena da Padroeira Nossa Senhora Aparecida
Apresentação
Esta Novena é um convite para redescobrir a Bíblia. Na companhia de Maria, renovamos a alegria de ser Povo de Deus, unido pela Aliança. Atentos à Palavra do Senhor, e tendo o Êxodo como referência decisiva, o projeto pastoral Jornada Bíblica, carinhosamente proposto pelo Santuário Nacional, leva-nos a percorrer etapas significativas da história da libertação que Deus ofereceu ao seu povo eleito.
Na companhia de Moisés, passamos da escravidão para a Experiência da Aliança com Deus! Com Nossa Senhora, aprendemos que reverter-se da Sagrada Escritura é um ideal de vida a ser conquistado. Nosso maior desejo é transformar a Casa da Mãe Aparecida no Santuário da Palavra e da Aliança.
Deus libertou do Egito um povo escravizado. Estabeleceu com homens e mulheres uma Aliança, transformando-os assim em seu povo eleito. O próprio Deus-libertador estende sua Aliança a todas as nações. Entre a escravidão do Egito e a Aliança no Monte Sinai, lugar privilegiado para a experiência com Deus e para a promessa de fidelidade, há um caminho longo e desafiador a ser percorrido.
A Bíblia ensina que a infidelidade recorrente e o risco de reconstruir antigas práticas de escravidão sempre estarão presentes. No entanto, Deus jamais vai deixar de acreditar que seu povo pode ser-lhe fiel. O caminho dos cristãos é mais seguro com Maria, unidos pela Aliança dos mandamentos e das Bem-aventuranças.
Guiados pela força divina, os profetas denunciam misérias e indigência, insistindo na necessidade de conversão. Apesar das infidelidades Deus jamais desiste de nós (cf. Jr. 18, 1-12). Ele é misericordioso e paciente para esperar que homens e mulheres reconheçam escolhas erradas e voltem para Ele e sua Aliança de amor!
Comentários