A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de Carmo da Cachoeira, Diocese da Campanha, Minas Gerais passa por adequações em sua estrutura física de acesso. É uma obra prioritária e essencial visando atender as normas técnicas e permitir mobilidade aos usuários em suas práticas devocionais. Acesso a todos os que buscam o Templo, independente de suas limitações físicas.
Nosso foco, neste momento em que realizamos esta novena, é colaborar para a efetivação do ideal de que todos tenham acesso físico nos encontros programados para celebrações.
Paralelo a esse mutirão de ajuda, onde cada um colabora há medida de suas condições, continua a jornada de fé iniciada pelo Povo de Deus e bem lembrada pelos pastores da Igreja e organizadores da novena. A construção não é só física. Vai além da busca de recursos para a construção de passarelas. É dar passos. É sair da escravidão e conquistar a liberdade como fez Moisés. Enfim, temos que acreditar que somos resultado e continuadores de um povo organizado. Nossa história é antiga.
No livro do Gênesis 12, 2-3 aprendemos como foi criada a história do Povo de Deus: “Farei de ti um grande povo”. Abrão obedeceu. Começa a grande aventura da fé, que se assemelha e reúne a todos.
Pela fé “velemos uns pelos outros, para nos estimular ao amor e às boas obras” (Hb 10, 24). Moisés subiu ao monte Sinai e recebeu as tábuas da Lei. Jesus Cristo no alto da cruz estabeleceu a Aliança com seu novo povo. No primeiro livro de Pedro (2, 10), lêmos: “antes não éreis um povo, mas agora sois o povo de Deus; estáveis excluídos da misericórdia, mas agora obtivestes misericórdia”.
No Novo Testamento cercamo-nos dos Evangelhos que nos apresenta o ponto central do cristianismo, ou seja, Jesus Cristo - nosso redentor. Jesus é o fio condutor e sutil que nos torna únicos - um filho amado pelo Pai Misericordioso. Disso resulta uma construção interna. Não é só construir passarelas de acesso para o Templo Sagrado. É construir a ponte que nos liga a todos e a Deus. Assim o estudo da Bíblia é o instrumento pedagógico essencial que irá nos auxiliar a fazer a passagem da escravidão para a libertação. Lembremo-nos de rever continuamente os mandamentos procurando segui-los. Busquemos o alento em Maria e nas bem-aventuranças.
Hoje, 7º dia da Novena a Nossa Senhora da Conceição Aparecida rezamos por uma Aliança pela defesa da vida e do meio ambiente. Que sejam benditas as altas montanhas, os vales e planícies. Sejam benditos os astros e planetas, as galáxias e os cometas, as estrelas, as nuvens, as chuvas, o sol e a lua, o céu e a terra, nascidos das mãos do Criador.
Comentários