Olhos amorosos voltados para a causa animal
O mês de setembro nos presenteou com aromas suaves e peculiares. Algumas ruas de Carmo da Cachoeira, uma delas a Domingos Ribeiro de Rezende, pela primeira vez viu florir a arvorezinha de Manacá-da-serra.
Ela revestiu-se das delicadas flores brancas/arroxeadas, leves, suaves, sutis e extremamente perfumadas. Coloriu e perfumou a Comunidade São Pedro de Rates e as casas vizinhas. Durante o inverno o espetáculo ficou por conta do Ipê que agora cede espaço para o Manacá nativo. Ambas, protegidas pelas pessoas que frequentam o espaço de celebrações e orações. Poucos anos atrás, quando se percebeu essas presenças, logo o pessoal cercou-as de zelo, carinho e proteção.
Este ano de 2021, marcado pela infestação do Coronavírus, elas se mostraram em todo seu esplendor. Período não só de provações. O meio ambiente impassível cumpre seu papel na manutenção do equilíbrio ecológico.
Fomos privilegiados, também, com ações governamentais resultadas da escolha consciente dos cidadãos quando da última eleição municipal. Legisladores e governo estão se empenhando em trabalhar em uníssono para atender o bem comum.
Um belo e salutar exemplo foi o que aconteceu em nossa cidade na semana que se finda. Quem saiu ganhando foram os animais. O programa apresentado pelo vereador Ico Galvão e aprovado pelos seus pares na Câmara Municipal foi para as ruas e obteve ampla aprovação popular. Nos dias em que ocorreu o evento houve acompanhamento direto da administração pública através dos funcionários Israel e Maria Amélia, além do próprio vereador Ico Galvão.
Segundo a Lei Estadual 21.970 e suas regulamentações é repassado aos municípios a responsabilidade de identificação e controle populacional de animais. O Governo de Minas Gerais adotou como slogan “Governo Diferente. Estado Eficiente” e instalou o Programa Estadual de Esterilização de Animais.
A ONG AJUDA, Aliança Juiziorana pela Defesa dos Animais, atua em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais - SEMAD. Emendas parlamentares dinamizam todo o processo e garantem o trabalho de qualidade que a sociedade cachoeirense teve a oportunidade de vivenciar.
O GAPA - Grupo de Apoio e Proteção aos Animais de Carmo da Cachoeira participou como usuário. Muitos outros protetores auxiliaram na mobilização e levaram animais de rua para castração. Foi um sucesso. Serão os quase 200 animais castrados que farão a diferença na qualidade da vida animal em Carmo da Cachoeira.
Nossa mais profunda e eterna gratidão.
Comentários