Freguesia de Cachoeira do Carmo no Sul de Minas Gerais
Foi para nós todos que compartilhamos imagens e conteúdos do site carmodacachoeira.net, um verdadeiro presente receber de Antonio Galvão Sampaio Terra exemplar de sua obra, 500 anos - Trajetórias de uma Família. Nossa gratidão e respeito. Havíamos partilhado dados, o acompanhamos até o local onde viveram seus ancestrais, conversamos com os moradores da antiga fazenda dos Terras. Enfim, um promissor encontro de estudos e de reencontro com um mundo que não vivemos, no entanto, nos é íntimo. Um, buscando entender o contexto no qual sua família se inseriu e atuou. Nós do Projeto Partilha tentando compreender um pouco mais sobre nossa história. Encontro rico e salutar. O Senhor do Universo nos acompanhava, não tínhamos dúvidas.
Quando recebemos como presente a obra impressa não podíamos, nem sonhar que, um personagem que buscávamos há 15 anos fazia parte de sua árvore genealógica. Trata-se de José Fernandes Avelino c.c. Maria Clara Umbelina, que na condição de viúvo casou-se, em segundas núpcias, com Rita Victalina de Souza. Foi esse ancestral, seu parente, que doou parte do Patrimônio para a formação da Freguesia que compõe hoje Carmo da Cachoeira.
No decurso de nossas publicações partilharemos aspectos interessantíssimos sobre esse personagem. Obrigado Antonio Galvão. Deus o abençoe hoje e sempre.
Duas outras obras embasaram nosso conhecimento e são verdadeiras rochas sólidas nas quais alicerçamos nossos dados. Ambas publicadas pelo Pe. Hiansen Vieira Franco.
Numa delas o pesquisador, professor e padre da diocese de Guaxupé, coloca em sua obra, História da Igreja no Sul de Minas, o resultado de mais de vinte anos de dedicação à pesquisa histórica e genealógica, com ênfase no papel da Igreja Católica no Sul de Mina Gerais. Essa rica vivência culminou em uma síntese amadurecida e enriquecida com sua tese doutoral defendida em 2014, na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Padre Hiansen, ao desenvolver o assunto de sua mais recente publicação baseou-se, sobretudo, em dados documentais específicos como é o caso da que constitui o fundo da Nunciatura Apostólica no Brasil, depositado no Arquivo Secreto Vaticano. Segundo a obra nos esclarece, esse arquivo a partir do ano de 2019 mudou o nome para Arquivo Apostólico Vaticano. O período referente ao estudo proposto foi estabelecido entre os anos 1890 que assinala a separação entre Igreja e Estado no Brasil com a extinção do Padroado e o ano de 1925 quando da restauração católica no país - reaproximação entre Igreja e Estado.
Já, a outra publicação, O Clero Paulista no Sul de Minas (1801-1900), publicado no ano de 2003 o autor analisa, entre outros tópicos, as atividades e os desafios com os quais o clero se confrontava no seu cotidiano. Em seu estudo, Pe. Hiansen aborda os condicionamentos que freavam a ação pastoral dos presbíteros, tais como o sistema político - religioso do padroado, as irmandades e os fazendeiros.
Ambas, obras de relevância e que nos serviram de baliza, guia e compreensão dos difíceis caminhos percorridos por todos aqueles - leigos e ou consagrados que se aventuraram por esta parte do sertão, especificamente a compreendida no Deserto Dourado do Pe. José Bento Ferreira Villa Nova, no século XVIII, assunto sobre o qual nos debruçamos neste momento.
Raio deteriora as torres da antiga igreja barroca da freguesia do Carmo da Cachoeira. José Fernandes Avelino fez parte da comissão encarregada dos reparos. |
Breve relatório sobre Carmo da Cachoeira - ano 1874 |
Freguesia do Carmo da Cachoeira passa por deplorável crise em 1873 - "epidemia das bexigas" |
Abertura de estrada ligando Cachoeira a Três Pontas às custas de José Fernandes Avelino no ano de 1859 |
Freguesia do Carmo da Cachoeira do Município da Varginha e Comarca de Três Pontas |
Comentários