Agradecimento pela Professora Leonor Rizzi à homenagem recebida
Com eterna e profunda gratidão nos dirigimos aos integrantes da Administração 2021/2024 para agradecer o convite feito pela Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, para participar de homenagem aos 164 anos da criação do distrito de Carmo da Cachoeira, nesse ano de 2021.
O projeto Minha Cidade tem História e Memória é enaltecedor. E, aí, não há como deixar de nos reportar a Fernando Pessoa.
Há grandes lapsos de memória,
Grandes paralelas perdidas,
e muita lenda e muita história,
e muitas vidas.
Com ele e, através dele, queremos deixar aqui registrado nosso sentimento de pertencimento a Carmo da Cachoeira. Que, sob o auspício da Senhora do Monte Carmelo, tivemos a oportunidade de continuar, na informalidade, a desenvolver com sinceridade e transparência nosso papel de educador. Entendido como aquele que interage com vida, elevando padrões.
Integrados aos naturais do local e à comunidade tentamos contribuir através do nosso exemplo. Envolve-nos, nesse momento uma sensação muito salutar - a do dever cumprido.
Foi na convivência diária com cachoeirenses humildes e anônimos que, com sua presença marcaram lembranças e as partilharam que encontrei espaço e, me incorporei. Pela graça Divina tornei-me mais uma a compor o belo tecido formado de pessoas. Pessoas muito especiais que, pela dedicação, humildade, fidelidade, virtudes com que pautaram suas vidas e formaram nesse chão o painel que hoje se manifesta.
Foi na convivência diária com cachoeirenses humildes e anônimos que, com sua presença marcaram lembranças e as partilharam que encontrei espaço e, me incorporei. Pela graça Divina tornei-me mais uma a compor o belo tecido formado de pessoas. Pessoas muito especiais que, pela dedicação, humildade, fidelidade, virtudes com que pautaram suas vidas e formaram nesse chão o painel que hoje se manifesta.
É imensurável minha gratidão ao solo, à sociedade que me acolheu, enfim, a todos que abriram espaço para absorver mais um.
A leitura de que faço quando se comemora os 164 anos da criação de freguesia é a de que nesse chão o painel que hoje se desenha é o de um município em busca de sua identidade e resgate, transcendendo fronteiras de crenças e etnia para alcançar objetivos concretos para a comunidade.
MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E MEMÓRIA
Prefeitura de Carmo da Cachoeira
🎭 Direto da Sec. de Cultura
Leonor Rizzi
Falar sobre a história de Carmo da Cachoeira sem associar o nome da educadora e genealogista Leonor Rizzi seria uma desfeita enorme. Há mais de 20 anos residindo em nossa cidade, essa paulista chegou em nosso município com intuito de reflorestar diversas áreas devastadas pelo desmatamento na região.
Em uma entrevista cedida para nós na comunidade São Pedro de Rattes, que é uma de suas obras na cidade, Leonor nos conta como foi seu caminho até fazer daqui sua morada. Parceira do irreverente educador brasileiro Paulo Freire que em uma de suas ações em São Paulo – SP foi apresentada ao projeto “Agenda 21”, surgindo um ideal de fazer algo pelo planeta. Como se diz na região que: - “Nada é coincidência, mas providência”, Leonor veio para nossa cidade realizar esse sonho que tanto almejava.
Ela formou um grupo chamado GAPA, Grupo de Apoio e Proteção aos Animais, conseguindo o arquivamento do projeto do Matadouro e iniciou um trabalho de castração e de posse responsável de animais domésticos. Assim, ensinando aos cachoeirenses a importância do respeito aos animais.
Respeitando suas vivências pessoais e a convivência com o povo de uma cidade interiorana, somados aos diversos trabalhos de conscientização feitos pelo GAPA, essas ações alimentaram sua vontade de desenvolver um trabalho de pesquisa sobre as origens do povo cachoeirense, originando o blog carmodacachoeira.net, que hoje é a principal referência sobre a história e a genealogia da cidade. Ao seu trabalho uniram-se dezenas de cidadãos mineiros interessados no engrandecimento e resgate cultural da região, formando o Projeto Partilha.
Gostaríamos de agradecer à senhora Leonor Rizzi pelo grande empenho em resgatar nossa história. Para nós é uma honra termos mulheres fortes e destemidas como você para nos inspirar. Saiba que seu trabalho em prol dos nossos se perpetuará para as gerações futuras. Gratidão
Comentários