Celebrações em época de isolamento social — 2021
O Concílio Vaticano II descreveu a Igreja como o "Povo de Deus", um povo ungido com a graça do ESPÍRITO SANTO.
Somos ungidos e, assim, temos a obrigação de encaminhar nossas ações de cada dia colocando, acima de tudo parâmetros idealizadores. Devemos escolher a fraternidade acima do individualismo como princípio.
A fraternidade, o sentimento de pertencemos uns ao outros e ao todo. Essa capacidade de nos unirmos e trabalharmos juntos é potencializada em Carmo da Cachoeira no mês de Julho. Comemoramos o dia dedicado a nossa padroeira, NOSSA SENHORA DO CARMO.
É quando, manifesta-se em sua plenitude a união de mentes e corações dos católicos cristãos do município. Mesmo quando vivemos esses momentos de restrição devido a infestação do Corona vírus, mostramo-nos como uma comunidade de irmãos e irmãs preocupados uns com os outros. As atividades celebrativas não deixaram de ser programadas e de se realizar, no entanto com muitas restrições.
O Papa Francisco vem nos lembrar que a Igreja deve desempenhar em tempo de crise um papel específico - o de lembrar ao povo de sua alma, de sua necessidade de respeitar o bem comum comum. Alerta-nos sobre os laços de pertencimento - do Povo de Deus e de uns aos outros.
Assim, somos levados a considerar que a unidade deve transcender o conflito. Para isso é essencial ter em mente diuturnamente: "Deus me amou e deu a vida por mim". Peçamos a nossa padroeira que venha em nosso auxílio para que esse objetivo se concretize.
"Sob vosso poderoso amparo ó puríssima e sempre Virgem Maria, Mãe e Senhora nossa, nos colocamos; imploramos o vosso auxílio, ó Mãe da Divina Graça, em vós rogamos guiar-nos neste trabalho de busca espiritual na qual nos empenhamos com a finalidade única de servir-vos; recebei ó S. S. Virgem do Monte Carmelo a nossa oferta e perdoai-nos pela pobreza."
O bandeirante e a devoção a Nossa Senhora do Carmo
Dentre as diversas invocações com que a cristandade honrava Maria Santíssima, aquela, que mais de perto e mais grata falava aos corações dos primeiros brasileiros, aquela a cuja benéfica e tão salutar devoção se apegará tão fervorosamente o audaz bandeirante era a de Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Grande, fervorosa era a devoção do bandeirante para com Nossa Senhora do Carmo. Jamais se formava uma bandeira que não fosse colocada sob a proteção dessa excelsa Senhora; jamais o destemido bandeirante se atrevia a embranhar-se pela espessura dos sertões tenebrosos sem que levasse bem unido ao peito o escapulário do Carmo; e, no meio dos perigos que o assaltavam, quando se via perdido, no meio desse oceano de verdura, no meio do sussurro das bravias selvas, era a Virgem do Monte Carmelo que ele volvia os olhos:
"Valha-me Nossa Senhora do Carmo!" — era a exclamação que saía daquele peito forte e varonil.
Confiando no amparo e proteção da Virgem do Monte Carmelo ele nada temia, nem as canseiras da jornada, nem as flechas do gentil, nem as garras das feras, nem as doenças e extravios; seguro em sua divina Protetora seguia sem nada temer em busca das minas de ouro e de diamantes e reconhecido, a protetora, era dela o primeiro ouro que saía da bateia, era dela o primeiro diamante que encontrava.
Aqui, em Carmo da Cachoeira em 1805 segundo o "Anuário Eclesiástico da Diocese de Campanha", para 1959, monsenhor do Patrocínio Lefort, assim se expressa:
"O arraial e a capela de Nossa Senhora do Carmo (...) fabricou a atual Carmo da Cachoeira."
Era proprietário da Fazenda do Maranhão, o capitão Valentin José da Fonseca.
Quanto a nossa antiga Igreja Barroca demolida, ainda não encontramos documentação referente à sua construção.
PROGRAMAÇÃO DA NOVENA E FESTA DE NOSSA SENORA DO CARMO EM CARMO DA CACHOEIRA
Novena em preparação para o grande dia festivo
Do dia 7 a 15 de julho
18:30 — Recitação do terço
19:00 — Missa e novena
Atenção: haverá em todos os dias da novena a "Oferta de flores a Nossa Senhora". Traga, portanto, flores para serem ofertadas — transmissão pela página do Facebook de nossa paróquia e pelo Youtube.
Solenidade de Nossa Senhora do Carmo
Dia 16 de julho
06:00 — Santa Missa na Igreja Matriz
08:00 — Santa Missa na Igreja Matriz
10:00 — Santa Missa na Igreja Matriz com transmissão pelo Facebook e Youtube
14:00 — Santa Missa na Igreja Matriz
16:00 — Santa Missa na Igreja Matriz
18:00 — Santa Missa na Igreja Matriz, seguida de carreata com imagem de Nossa Senhora do Carmo e benção dos carros, com transmissão pelo Facebook e Youtube
Atenção: em todas as missas do dia 16 de julho haverá a benção dos escapulários de Nossa Senhora do Carmo. Pedimos a todos os fiéis que enfeitem suas casas para a passagem da Carreata de Nossa Senhora do Carmo no dia 16 de julho.
Realização:
Pe. Ivan de Souza Carvalho - Administrador Paroquial
Pe. Alysson Luiz Paganelli Lage - Vigário Paroquial
Conselho de Pastoral Paroquial
Conselho Administrativo Paroquial
Comentários