"Pensemos que belo é ser Santos, mas também é belo ser perdoados!”
Eis o tempo de viver o momento litúrgico mais memorável para o sentido da nossa fé cristã católica. Recordamos no domingo sobre a chegada de Jesus à Jerusalém e logo na Segunda-feira, o momento de sua prisão.
Nesta terça-feira da Grande Semana a Comunidade São Pedro de Rates celebrou o rito eucarístico pelo qual a imagem de Nossa Senhora das Dores esteve presente ao lado do altar, com andor todo florido e iluminado para que logo após este precioso momento, encontrasse o Senhor dos Passos vindo da Comunidade Nossa Senhora da Esperança, rumo à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Uma mansa chuva cobria o pátio da Comunidade e mesmo assim, todo o povo celebrava de forma solene, de modo a refletir sobre a Liturgia da Palavra que nos trazia a “traição” de Judas, sobre as palavras de Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”.
Padre Daniel Menezes Fernandes não hesitou nos aparatos que traziam beleza ao momento celebrativo. Da batina à procissão enfileirada, nada se perdeu ao que diz respeito a reflexão sobre o valor do perdão que Cristo deu ao seu apóstolo Judas, sobretudo à Pedro que o negou três vezes: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.
Assim, dando continuidade à Semana Santa de forma solene rumo à Ceia, Crucificação, Morte e Ressurreição do Cristo Jesus, peçamos a Deus que, celebremos de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão!
André Lucas de Carvalho
Comentários