− 27 de setembro –
Nasceu na França, em 1581, em família camponesa muito devota e com 19 anos foi ordenado sacerdote. De espírito piedoso, nunca deixou de visitar os enfermos nos leitos do hospital e de assistir aos pobres. Recebeu muitos encargos junto a pessoas socialmente importantes, como capelão, confessor e educador, mas sempre compartilhando amavelmente sua atenção com os desvalidos. Com ânimo alegre, suave, simples e humilde conseguiu conciliar o serviço aparentemente contraditório aos poderosos e aos desassistidos. Lutou muito em favor dos condenados das galés, que eram tratados de forma cruel e desumana. As galés eram as embarcações movidas a remo usadas no transporte marítimo daquela época. Era comum usar prisioneiros como remadores.
O seu profundo amor pelos necessitados levou-o a perceber o estado de abandono espiritual das pessoas que viviam no campo; para ampará-los, fundou a Congregação da Missão, que conhecemos como a Ordem dos Padres Lazaristas, com a missão de levar o Evangelho ao povo pobre do interior, seguindo os passos de Cristo, o Evangelizador dos pobres.
No coração do Padre Vicente ardia a chama da caridade evangélica. Com esse fogo clamou pela caridade para com os miseráveis e, a graça de Deus respondeu ao seu apelo, enviando-lhe Santa Luisa de Marillac, com quem fundou a Congregação das Filhas da Caridade – primeira congregação feminina a viver a consagração no meio do povo, servindo os necessitados −que dois séculos mais tarde seria o berço espiritual de Santa Catarina Labouré. Com ardente espírito missionário, ele queria levar a Boa Nova de Cristo até o fim do mundo e dizia a essas suas filhas: “o principal desígnio das Filhas da Caridade é imitar a vida de Jesus Cristo sobre a terra, servir os pobres corporal e espiritualmente, ajudando-os a conhecer Deus e a utilizar os meios para se salvarem”. (Conferência de 16/03/1642).
Faleceu aos 79 anos de idade e foi canonizado em 1737.
"Que alegria servir a pessoa de Jesus Cristo nos seus pobres membros!"
São Vicente de Paulo
Comentários