São Camilo nasceu na Itália, na cidade de Bucchianico, no dia 25 de maio de 1550. Sua mãe, que era de idade avançada, na véspera do nascimento de Camilo teve um sonho misterioso: viu uma criança trazendo no peito uma cruz vermelha, seguida por um grande grupo de crianças, todas assinaladas com a mesma cruz.
Sua mãe faleceu quando o menino ainda era pequeno e ele passou a ser cuidado pelo pai, mas por pouco tempo, pois também este logo faleceu. O menino foi crescendo sozinho, levando uma vida desregrada, de um lado para outro.Ao ficar doente, foi tratadoem um hospital, onde permaneceu por muito tempo. Lá viu e experimentou muitos maus-tratos, sofrimentos e humilhações da parte dos assistentes de saúde que hoje chamamos de enfermeiros. Ali mesmo, ele começou a trabalhar como enfermeiro, cuidando dos doentes com especial zelo e carinho e a situação daquele lugar foi mudando. O amor e a caridade com que S. Camilo tratava os enfermos transformaram tanto o ambiente, que ele foi chamado de “Anjo da Caridade”. Ele dizia: o que fizermos aos enfermos, estaremos fazendo ao próprio Deus.
Em uma noite no hospital, vencido pelo cansaço do intenso trabalho, adormeceu e teve uma visão de Jesus, dizendo-lhe: “Não temas!Caminha sempre avante!Eu te ajudarei e hei de estar sempre contigo.” Ainda sonolento, ele vai para a capela com seus companheiros e um milagre acontece: Jesus solta uma das mãos da cruz, abraça-o e diz: “De que te aflige? Continua que eu te ajudarei! Esta obra é minha e não tua”.
Em setembro de 1584, fundou a Congregação Ministros dos Enfermos.
Em 14 de Julho de 1614, faleceu santamente. Ele é, hoje, o patrono dos enfermeiros, por sua vida de total dedicação, caridade e amor para com todos doentes, principalmente aqueles acometidos de moléstias contagiosas.
Uma frase de São Camilo de Lelis:
“Meus irmãos, pensai bem que os enfermos são as pupilas e o coração de Deus e o que fizerdes a estes pobrezinhos é feito ao próprio Deus”.
Ir. Vitoria Nazareth de oliveira
Comentários