A Irmã Benedita Maria de Jesus da Congregação das Filhas de Nossa Senhora Stella Maris acompanhou o Padre André Luiz da Cruz e ajudou na orientação das famílias contempladas pelo sorteio, e que tiveram Missa celebrada em sua residência em Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas Gerais.
O Povo de Deus se preparou bem, vendo com antecedência as leituras, definindo os leitores e colhendo entre os vizinhos e parentes, pessoas experientes para formar a a equipe de liturgia doméstica. Os ambientes foram bem preparado, o que não significou casa grande nem mobília sofisticada, mas sim um local acolhedor, arranjado de maneira simples e harmoniosa, com todo o carinho que a celebração da vida de Jesus merecia.
Deve-se também convidar as pessoas para participar; não convém dizer: ah! Todo mundo sabe, não vem quem não quer. É bom lembrar que na data marcada, na casa daquela família sorteada, terá lugar um grande acontecimento – o maior da vida cristã, como foi dito acima: a celebração da Santa Missa, o grande milagre da Eucaristia! Ali, naquela solenidade sagrada e festiva, realizada na intimidade de um lar cristão, no aconchego de uma fraterna comunidade, nós também, unidos em oração, formaremos um só coração e uma só alma em Cristo.
Nossa vida se passa em nosso lar e não há lugar mais propício para vivermos e pregarmos o que Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou. É neste ambiente que que construímos a nossa identidade e demonstramos melhor o amor gratuito, perdoamos e recebemos perdão, alegramo-nos com os pequenos acontecimentos, pois é na família tecemos relações incondicionais, e podemos deixar para o lado de fora da porta todo o peso desta sociedade alienada pelo prazer e demente pelo dinheiro, a família é o último lugar onde podemos ouvir um grito profético contra o alcoolismo, as drogas e a podridão de uma sociedade que se corrompe.
Enfim a família é o santuário da vida humana.
Comentários