Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno – São João Del-Rei (MG) – filha de mãe escrava e, supostamente, pai branco. Aos 26 de abril de 1810, recebeu o Sacramento do Batismo, na capela do distrito onde nasceu. Com 8 anos mudou-se para Baependi (MG) com sua família.
No dia 28 de junho deste ano foi beatificada, isto é houve reconhecimento oficial das virtudes de Amor ao próximo, Reconhecimento de Fé profunda e de grande Sabedoria de Vida de Nhá Chica.
Nhá Chica rejeitou com liberdade todas as propostas de casamento que lhe apareceram. Foi toda do Senhor. Relacionava-se bem com os pobres os ricos e os mais necessitados. Dedicava o dia de sexta-feira à oração e a penitencia. Isso porque sexta-feira é o dia em que se recorda a Paixão e a Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo para salvação de todos nós. Às três horas da tarde intensificava suas orações e mantinha particular veneração à Virgem da Conceição com a qual tratava familiarmente com a uma amiga.
Construiu ao lado da sua casa uma capela onde era venerada uma pequena Imagem de Nossa Senhora da Conceição que era da sua mãe e diante da qual rezava piedosamente por todos aqueles que a ela se recomendavam. Essa Imagem ainda hoje encontrasse na casinha onde ela viveu sobre o altar da antiga capela.
A Serva de Deus morreu no dia 14 de junho de 1895, foi sepultada no interior da capela por ela construída.
Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, ofm , Bispo Diocesano da Campanha (MG) , foi o autor da oração rezada pelos fieis devotos de Nhá Chica a favor de sua beatificação. No dia em que foi reconhecida oficialmente sua beatificação a Paróquia Nossa Senhora do Carmo , em Carmo da Cachoeira (MG), saudou a beata logo ao amanhecer com repique solene dos sinos da sua igreja Matriz. Padre André Luiz da Cruz informou aos paroquianos em sue programa de radio ALMOÇO COM O VIIGARIO, nesse mesmo dia. O fato foi anunciado também por ele em todas as missas do dia e também dos finais de semana, pedimos o pai que da mesma forma com que mostrastes a bondade e a Sabedoria de vosso filho Jesus, na pessoa de sua Serva, Nhá Chica, infundiu em nossos corações essas mesmas virtudes, para que possamos ser seus fieis seguidores.
Comentários