Os caminhos percorridos pelas pessoas nunca se encontram. Parecem retas paralelas que vão para o infinito. Falar que elas se convergem é puro engano. Nem os dois mil anos de cristianismo foram capazes de levar os homens e as mulheres ao puro amor. Por mais que se fale em perdão e amor os pontos estão sempre distantes.
Se Jesus veio anunciar e pedir que as pessoas se amem, por que entre uma pessoa e outra a fé é tão diferente? Por que existe tanto ódio na face da Terra?
Atualmente nos defrontamos com igrejas várias: as históricas e as não históricas. Todas elas seguem a Bíblia, que em outras palavras significam uma biblioteca, uma coleção de livros, contendo setenta e três tomos. Todos são inspirados conforme afirma um deles que se encontra em o Novo Testamento. Uma carta que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo pela segunda vez, e está no capítulo três, versículo dezesseis. Mas se todos eles foram inspirados por Deus e são úteis para ensinar e para proclamar a verdade, por que as chamadas Evangélicas contêm sete livros a menos?
Os sete livros são chamados deuterocanônicos.
Existem ainda os apócrifos, que em resumo são os considerados não inspirados e, portanto não fazem parte das bíblias. São elas mais de cem obras.
Os livros bíblicos foram traduzidos, ou do hebraico ou do grego.
A grega foi a mais usada pelas primeiras comunidades cristãs. É a chamada “septuagentina” ou dos “setenta”. Nela estão os deuterocanônicos, ou seja, os sete livros que não estão na hebraica.
Atualmente existe um grande esforço das Igrejas Históricas em traduzir a Bíblia escrita em grego.
Os judeus da Palestina liam a escrita em hebraico, que não incluía os sete livros, os deuterocanônicos.
Quem lia então a bíblia que estava em grego?
Liam a bíblia em grego os judeus que estavam fora da Palestina, os judeus chamados da diáspora. E aí sim, ela continha os deuterocanônicos.
Quem sabe um dia todos convergirão em só ponto, deixando de serem retas paralelas, pois a proposta de Jesus Cristo é muito clara: “tenho ovelhas que não são deste aprisco, preciso reconduzi-las. Elas ouvirão a minha voz, e haverá então um só rebanho e um só pastor.”
E para fundamentar estas palavras, confiram:
Adilson José Cunha
27/12/2009
27/12/2009
Comentários