Crianças da São Pedro de Rates iluminam o Caminho do Calvário
Como enxergar este acontecimento nos dias de hoje? Como sendo um encontro que deveremos também nós realizar. A trajetória a seguir é ir para dentro de nós mesmos. Os passos dados por Jesus no caminho do Calvário devem ser repetidos por nós mesmos: devemos caminhar para o encontro de nosso próprio eu com nossa alma.
Ao caminharmos em procissão, subindo e descendo morros, cantando, rezando, ofertando a Deus nossos sacrifícios em pura entrega e doação, estamos sendo transformados pela força do Amor Manifestado. Transformados no mais profundo do nosso ser pelo poder e pela graça da misericórdia divina. Tenha fé, acredite que ao término da procissão você não será mais o mesmo, que você estará mais iluminado e, então, descobrirá os pontos de morte que estão instalados dentro de você; descobri-los, reconhecê-los e transformá-los: isto é o ENCONTRO!
Na mãe temos o exemplo de uma mulher de fé. É ela que vem em nosso auxílio e nos leva a perceber o dom presente em nosso coração, ensinando-nos a forma de disponibilizá-lo para que a comunidade usufrua daquilo que lhe é de direito. Nada de cultura da morte: o último sangue derramado foi e deve ser o de Jesus Cristo, o mediador do humano com o divino. O ENCONTRO realizado em nosso interior nos levará ao novo homem. Passaremos a vivenciar e a difundir a CULTURA DA VIDA como seres harmoniosos, através de uma relação afinada com Deus, com o próximo e com todos os seres da natureza.
Santo Agostinho já dizia que nossa alma andaria inquieta até o dia em que viesse a encontrar repouso em Deus. Nossa alma, por sua natureza, anseia pelo convívio com Deus. Essa fusão de nossa alma com Deus é o que representa a Procissão do Senhor dos Passos. É um imenso desafio ao qual não deveríamos nos furtar. Tudo ali é muito nobre e sagrado: o clima é de penitência e de humildade, marcas profundas da Semana Santa que poderão realizar em nós transformações e proporcionar nosso ENCONTRO pessoal com o Divino, o Sagrado dentro de nós.
Comentários