Agradecimento pela dádiva de tornarmo-nos guardiões do cálice de Pe. Bernardo Scharfenstein (lido na missa do dia 25/03/2012 contando com a presença do casal que representou a Família do referido Pe. Igolf e Margarida)
Revmo. Pe. André, Sr. e Srª. Igolf e Margarida, dignos representantes da família de Pe. Bernardo; membros da Legião de Maria presentes aqui hoje nesta Festa do ACIES, membros do C.A.C São Pedro de Rates e Mãe Peregrina, moradores pertencentes a esta e outras comunidades da paróquia, componentes da Mesa de Celebração deste 5º domingo da quaresma, irmãos e irmãs em Cristo presente aqui hoje para celebração de sua Páscoa semanal.
À semelhança do grão de trigo que cai na terra para produzir e dar vida a todos, utilizada por Jesus Cristo para nos mostrar como se constitui sua gloria, a Comunidade São Pedro de Rates e Mãe Peregrina montou seu conselho Administrativo, referendado por esta assembléia em setembro do ano passado.
Ao olharmos para este conselho, convidado no domingo passado pelo nosso querido Pe. André para assumir o compromisso de ser o Guardião do Cálice Sagrado, utilizado durante a vida presbiterial de Pe. Bernardo durante as celebrações eucarísticas por ele presididas, identificamos nele cada morador desta comunidade que vive concretamente a experiência da Páscoa de Jesus no serviço ao próximo.
Se vestem a camiseta do Conselho Administrativo Comunitário é porque se comprometeram, antes de mais nada, com o serviço voluntário e desinteressado junto à comunidade, dedicando-se a alguma pastoral ou movimento.
A Glória para Jesus Cristo passou pelo Mistério de sua Paixão/Ressurreição, assumida obedientemente como Cordeiro de Deus Pai e, com esse ato glorioso, implantou em nossos corações, a Nova Aliança. Ficou para traz a Aliança inscrita em tábuas de pedra.
As pessoas que hoje são chamadas de Conselheiros, Conselheiras deste templo o são por anteriormente viver suas vidas como fermento na massa e por terem dito “SIM” quando convidados. Vejam onde semearam eles: atuando junto de Pastorais e Movimentos do Dízimo; da criança; de articulação de novenas e encontros; da ecologia; da manutenção deste espaço físico; da comunicação e do Movimento “Mãe rainha”. Muitos outros exercem, também, funções multiplicadoras junto das casas da comunidade. São os coordenadores de ruas; da Mãe Rainha; das novenas e encontros; são catequistas e catequizandos em ação; são pessoas que cuidam com extremo zelo e carinho década detalhe para que esta Mesa de Celebração fique impecável a cada domingo. Muitas hoje não vestem a camiseta, mas, na próxima gestão a vestiram por rodízio nos membros do Conselho, conforme decisão estatuária. A roda girando oferece oportunidade a todos de exercer o Poder que, segundo o evangelho, deve ser atendido como “Serviço ofertado a seu irmão, à sua comunidade”.
Terminamos agradecendo, de forma muito especial ao nosso querido Pe. André pela confiança depositada em cada um de nós e pela oportunidade que nos deu para que pudéssemos exercer nossa atividade missionária e profética nesse setor da Igreja católica. Agradecemos, também, ao casal Igolf e Margarida pela presença e por servirem de ponte com a família do Padre Bernardo, levando nosso reconhecimento e gratidão por tão precioso bem a nós ofertado.Finalizando, lembramos a mensagem deixada pelo Papa Bento XVI para a Quaresma e que marca as reflexões desse período litúrgico de 2012: “ Fixemo-nos as reflexões uns nos outros para estímulo da caridade e das boas obras.” Seguindo exemplo daqueles que funcionam como “Chamas Vivas” em seu atuar comunitário, daqueles que agem com coragem em defesa de sua fé que deixam para traz as comodidades pessoais o respeito humano e que se lançam na difícil tarefa de guardiões de seus irmãos de fé, seremos todos reconstrutores de um novo mundo, onde a fraternidade e a Solidariedade irão construir o caminho do bem.
Quaresma: Período de conversão e reflexão é tempo de se renovar caminhos, em especial o da fé pessoal e em sua comunidade. Nossa eterna gratidão a todos. Conselho Administrativo Comunitário São Pedro de Rates e Mãe Peregrina
Comentários