Nossa terra nasceu sob o manto protetor da Virgem do Monte Carmelo. Os registros históricos indicam que essa localidade surgiu por volta de 1800, em torno de uma ermida construída por Valentim José Fonseca, consagrada à Nossa Senhora do Carmo. Desde então, o povoado foi crescendo com fé e religiosidade sob a guarda do escapulário da Mãe Padroeira. Pela devoção que lhe era dedicada, suas bênçãos acompanharam a caminhada de seus filhos, promovendo a unidade das famílias, imprimindo em seus corações a generosidade para as boas obras e abençoando suas terras com fertilidade e abundância de frutos.
Foi assim que, com muitas festas e alegria cristã, os habitantes dessa terra comemoraram o alcance da grande aspiração que era a transformação da Ermida em Paróquia. Isso ocorreu no dia 3 de julho de 1857, pela Lei mineira nº 805 que definiu os limites da Paróquia Nossa Senhora do Carmo..
Nos dias atuais, com a expansão do laicismo e a forte penetração de uma cultura materialista que destrói os laços afetivos e espirituais, presencia-se um rompimento com as nossas raízes do passado que tende a apagar da nossa memória as heranças, os costumes e os valores cultivados pelos antepassados. Portanto, é muito importante celebrarmos dignamente nossas conquistas..
Que a nossa paróquia prossiga seu caminho com firmeza na fé e gratidão no coração pelas bênçãos da Virgem e pelas realizações de todas as famílias que participaram de sua história.
Comentários