A Comunidade Paroquial São Pedro de Rates em Carmo da Cachoeira, através de seus membros congraçados em diversos grupos já constituídos e atuantes na comunidade, tem a pretensão de demonstrar em seu agir esta unidade, através da integração.
Tanto o prédio do "Santuário", como as terras junto a Igrejinha de São Pedro de Rates tem demonstrado ser um centro vivo, capaz de significar a união do Povo de Deus.
A partir do Concílio Vaticano II, cristãos daqui iniciaram uma reflexão sobre os mistérios da Igreja e sua missão de evangelizar. Esses cristãos tentam incorporar a idéia da descentralização das ações e das novas exigências para a ação pastoral e os novos tipos de coordenação para não perderem os passos que deverão ser dado pelas comunidades. Assim buscam, ao se inserirem nas pastorais, serem organismos promotores de ações sociais - educacional e religiosa. Arregaçando as mangas e buscando intervir na comunidade interagindo com os membros que lhe são mais próximos e com seus vizinhos. Com ação continuada, cuidado e dedicação alguns se dedicam à causa escolhida, conforme os desígnios de seu coração. Esta causa reflete em ações fraternas, solidárias e cristãs no cumprimento de seu dever como cidadão - o de contribuir com a sociedade em que vive e se insere.
Tem sido em suas ações cotidianas e em nas relações sociais locais que alguns membros da comunidade encontram campo para a realização das ações missionárias e evangelizadoras. Interessante que o trabalho de muitos líderes, coordenadores e missionários tem se dado de maneira informal, sem a Bíblia nas mãos e durantes conversas que acontecem em encontros ocasionais. Aí, palavras que brotam do coração destes seres voluntários e em ações altruístas elevam, engrandecem, restauram e dignificam o outro. A conversa sincera, despretensiosa e amiga transforma o encontro ocasional em encontro entre irmãos, pessoas que amam pessoas.
Luz, Paz e Harmonia a todos.
Santuário Mãe Rainha de Carmo da Cachoeira
Comunidade São Pedro de Rates
Esquina das ruas Francisco de Assis Reis e Domingos Ribeiro de Rezende.
Comunidade São Pedro de Rates
Esquina das ruas Francisco de Assis Reis e Domingos Ribeiro de Rezende.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Comentários
O Evangelho de Lc 7,36-8,3 coloca lado a lado um homem chamado Simão, de bom nome, pois é fariseu, e abastado, pois oferece a Jesus e seus discípulos um almoço ou jantar formal, e uma mulher sem nome, mas pecadora conhecida, que vem da rua.De um lado o homem respeitável e, do outro, a mulher que todos sabem que não vale nada.
O homem respeitável esqueceu até as normas da etiqueta, a boa educação daquele tempo, beijar o hóspede, mandar trazer água para lavar-lhe os pés e um perfume para seus cabelos. A pecadora que vem da rua faz tudo isso de outra forma: beija, lava e perfuma os pés de Jesus.Os pés de Jesus não seriam os pobres?
O homem respeitável pensa mal da mulher e de Jesus. Mas Jesus lhe mostra com clareza que ela mais amou porque maior era a sua dívida, tinha mais de que ser perdoada, enquanto o respeitável e santo fariseu era incapaz de reconhecer como Davi (1 leitura): 'Pequei!'".
"QUEM AMA, PERDOA!"
A Eucaristia é um ato de amor de Jesus em favor de seu povo. Quando dela vamos participar devemos ter como grande motivação o amor que aprendemos de Jesus. Esse gesto amoroso promove o perdão e aproxima os irmãos e irmãs entre si, assim como nos une o próprio Cristo. Da Eucaristia colhemos os frutos da reconciliação e da unidade que promovem vida digna segundo o sonho de Deus para a humanidade.
Paz.
"Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade!
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segua.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de Alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração."
William Shakespeare
Rezem uma pelo outro.
Durante a Missa Campal programada para o mês de junho uma benção especial - a do pão. A justificativa está na data correspondente ao segundo domingo - Dia de Santo Antonio, quando se comemora, também, o Dia dos Namorados.
A celebração irá ocorrer nas Terras de São Pedro de Rates, junto ao "Santuário" Mãe Rainha, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. O Movimento Mãe Rainha e Vencedora 3 vezes Admirável de Schoenstatt, através de sua coordenadora nesta cidade, homenageará durante a Missa, JOVENS CASAIS. Cada uma das 59 Missionárias escolherá, entre as 30 casas sob sua ação, o casal que corresponder ao pensado. São esperados casais que se amam e são citados como namorados, noivos, recém-casados e, os que se consideram eternos namorados e, que sejam os mais jovens de cada setor. Estes casais devem manifestar em sua vivência diária amor fraterno, compromisso no exercício de sua fé, na educação de seus filhos e em seu viver social e religiosa.
A homenagem virá através de música instrumental - violão, teclado e saxofones. O tema escolhido foi o da Música de Déborah Blando, A luz que acende o olhar.
A luz que acende o olhar
Vem dos romances que viram poesia
Vem pra acender e
mostrar o amor que a gente não via
Vem como um passe de pura magia,
Como se eu visse e jurasse que há tempo já te conhecia.
Luz a todos.
Alessandra, coordenadora da Pastoral da Criança em Carmo da Cachoeira, neste ano de 2010, é sobrinha de Jorge Fernando Vilela, autor do livro "O Sertão do Campo Velho". É sobrinha, também, de Conceição, lembrada, sempre, pelos cachoeirenses como tendo sido ligada a Pastoral da Criança local, quando de sua implantação aqui, em sua primeira fase. Isso faz muitos anos. Hoje, Conceição mora em BH e Alessandra, aqui. O primeiro grupo de inscritos está em fase final de capacitação. Outros voluntários aguardam o inicio de novas turmas. A comunidade São Pedro de Rates tem 2 grupos inscritos. Estes oram enquanto aguardam a chamada.
ORAÇÃO DO LÍDER DA PASTORAL DA CRIANÇA
Eis-me aqui, Senhor, pois me chamaste para realizar o árduo, mas belo serviço de líder comunitário da Pastoral da Criança na Igreja, nas comunidades, nas famílias, junto a quem mais precisa de atenção, amor, carinho, acolhida e gosto pela vida.
Senhor, Tu me confiaste a missão de anunciar Tua palavra de vida e denunciar os sinais da morte, de testemunhar com a minha própria vida os valores do Evangelho, para que "todos tenham vida e a tenham em abundância". Grande é minha responsabilidade, mas confio na graça daquele que me escolheu e é fiel. Abençoa, Senhor, minhas mãos, meus pés, meus olhos e todos os meus sentidos.
Torna-me expressão do Teu amor, da Tua paciência, da Tua bondade, simplicidade e misericórdia, para que eu aprenda a ultrapassar as aparências, as situações e realidades humanas e Te encontre em cada mãe, em cada criança, na família, na comunidade e em cada ser indefeso que clama por mais vida, justiça e dignidade.
Caminha conosco, Senhor, para que possamos fazer da Pastoral da Criança um memorial vivo e permanente de Tua presença e missão junto às crianças, aos pobres necessitados. Amém.
É desta forma os as futuras líderes da Comunidade preparam-se para o curso de capacitação.
Nossa eterna e profunda gratidão a todos os voluntários na construção da Civilização do Amor e Paz no Planeta Terra. Luz e Harmonia.
Duarte Lopes disse:
Meu caro amigo Roberto Rates Quaranta.
Sou natural de Rio Mau, terra vizinha de Rates. Porque em Rates encontrei a mulher ideal, casei e resido na pequena Vila de São Pedro de Rates. Por causa da geminação de Rates com a Cidade da Mata de São João, descobri o seu blog e fiquei surpreendido. Não sabia da existência de Rates como apelido, ou sobrenome, como dizem aí. De facto, Tomé de Sousa nasceu cá. E há suspeitas de que o "moço" Garcia d´Ávila seja seu descendente directo, mas, são apenas suspeitas. Se o meu caro amigo o permitir, falarei da existência do seu blogue (familiarattes.blogspot.com) ao Presidente da Junta de Freguesia de Rates, o "prefeito" cá da terra, talvez ele tenha interesse em contatar com tão ilustre conterrâneo.
Um forte abraço ratense por adopção. Duarte Lopes em 03/02/2010.
Geovano disse, em 20 de março de 2010, às 12:32:00 em familiarattes.blgspot.com
"Sr. Roberto (...) sou mineiro e minha mãe me mostrou uma carta assinada por sua tia Maria Rates de 1943, eu acho, fiquei curioso e me deparei com esta história (A origem do sobrenome Rattes), minha cidade fica depois de Andrequisé e antes de Carmo da Cachoeira - Biquinhas. Segundo minha mãe seu bisavô assinava Rates e era descendente de Alemão, dizem que eram retirantes de Pompeu - Minas Gerais, perto de minha cidade. Talvez, esta informação poderá lhe ajudar, se for parte da história, gostaria muito de receber informação."
Roberto, nossas escusas pelo repasse das informações. Nossa justificativa é única - entre irmãos não há segredo, rssss....rsss... rss.. rs........
Maisa receba nosso fraterno e sincero votos de sucesso. Que a Luz continue a brilhar em seu caminho e, em especial, em seu coração.
Registramos aqui nossa gratidão ao Prof. Jaime que, pela ousadia e compromisso com a história, deixou-nos este legado. Os dados nos forneceram as informações das quais necessitavamos para representação durante a novena preparatória à Festa de Nossa Senhora do Carmo/2010. A Fazenda SOBRADINHO faz parte, junto com a Comunidade Paroquial São Pedro de Rates e Comunidade do Cervo do bloco encarregado de apresentação do sétimo dia, ou seja, dia 13 de julho. Já se iniciaram os contatos preparativos do evento. Gratidão por mais esta oportunidade de serviço altruístico e abnegado desenvolvido por todos. Luz.
Neste ano de 2010, ao comemorar a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a Comunidade do Sobrado está constituída das seguintes famílias:
Primeira família
José Antônio da Silva Neto
Marly de Fátima Alves Silva
Josimar Alves da Silva
Segunda família
José Inácio
Maria do Amparo Prado Garcia
Andréia Prado Inácio
Terceira Família
Robson Aparecido Miranda
Cristiane Fernanda dos Santos Alves
Quarta família
João Marcos Nicolau
Marly Nemento Nascimento Nicolau
Brenda de Cássia Luz Nicolau
Quinta família
José Heitor Miranda
Evanilda Leopoldina Miranda
Heder José Miranda
Rafael Miranda
Sexta família
Orlando José Sebastião.
Estas famílias estão convidadas a participar da organização da apresentação do sétimo dia da novena (13 de julho) da Padroeira - Nossa Senhora do Carmo, na Igreja Matriz. Fazem parte deste grupo, duas outras comunidades. Uma urbana, Comunidade Paroquial São Pedro de Rates. Outra rural, Comunidade do Cervo.