O Missale Romanum de 1875, presente na Fazenda da Serra deve ter sido manuseado, não só pelo Projeto Partilha mas, também, por José Ovídio Reis, autor de sua Genealogia. Diz ele:
Domingos Marcelino dos Reis. Fazendeiro, Fazenda da Serra, Município de Carmo da Cachoeira - MG, casado com Felícia Constança de Figueiredo (Felícia da Serra), filha do capitão Diogo Garcia da Cruz e Inocência Constança de Figueiredo. Sobre a filha Maria Felícia de Figueiredo Reis, casada com Estevam Ribeiro de Rezende, Fazendeiro, no município de Carmo da Cachoeira, filho de Francisco das Chagas Rezende casado com Guilhermina Cardoso. Francisco das Chagas Rezende, era filho do Comendador Antônio Justiniano Monteiro de Queiroz casado com Francisca Ricardina de Rezende (segundo casamento) filha de Josepha Maria de Rezende e Cel. Severino Ribeiro, Português. Josepha Maria de Rezende era filha de Helena Maria uma das lendárias e famosas Três Ilhoas. Em primeiras núpcias Francisca Ricardina era casada com Domingos dos Reis e Silva Júnior, pais de dona Maria Benedita dos Reis Rezende casada com Cel. Antônio Teixeira de Rezende (fundadores da importante e grande Fazenda dos Tachos) eram pais de Domingos Teixeira de Rezende casado com Ana Marcelina dos Reis Rezende (irmã de Maria Felícia de Figueiredo Reis) , Domingos Teixeira de Rezende e Ana Marcelina dos Reis Rezende, foram pais de Ana Teixeira de Rezende Paiva casada com seu primo José de Rezende Paiva, ex-Prefeito da cidade de Varginha e um dos maiores negociantes de café daquela localidade, filho de Gabriela Teixeira de Rezende e José Maximiniano Baptista de Paiva. Gabriela Teixeira de Rezende era filha de Antonio Teixeira de Rezende e Maria Theodora dos Reis Figueiredo, Antonio Teixeira de Rezende era filho de Maria Benedita Reis Rezende e Cel. Antonio José Teixeira, portanto irmão de Domingos Teixeira de Rezende. Maria Theodora dos Reis Figueiredo era filha de José dos Reis e Silva e Mariana Cândida de Figueiredo. Maria Felícia dos Reis e Estevam Ribeiro de Rezende (I) tiveram vários filhos, o primeiro foi o Coronel Domingos Ribeiro de Rezende, o Mingutinha.¹
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próxima matéria: Um pouco sobre a vida de Francisca de Paula.
Artigo Anterior: Venda de terras em Carmo da Cachoeira - 1873.
1. p.144 e 145: Capítulo 9. 2-9
Comentários
José de Andrade Peixoto, casado com Ana Esméria de Andrade era filho de Antonio de Brito Peixoto e de dona Maria de Moraes Ribeiro, irmã de Ângela de Moraes Ribeiro (Morais/Ribeira), mãe de José Joaquim Gomes Branquinho da Fazenda da Boa Vista de Lavras do Funil.
Cf: http://bigmercado.atspace.com/
Quando o Projeto Partilha visitou PAULO PIANO em Lavras, no início do ano de 2005, ouviu dele uma mensagem que dificilmente se apagará de nossas mentes. Diz ele: Vejam esses pianos. Tudo começou com este (apontando para um piano). Ainda menino comprei-o em Carmo da Cachoeira. Ele estava todo estragado e servindo de ninho para galinhas. O teclado tinha uma falha. Foi a nota correspondente a esta falha a minha mestra. Ela indicou o caminho de novas descobertas. Sou um autodidata em termos musicais."
Paulo Piano (Paulo Oliveira Alves), soa em nossos ouvidos suas palavras e suas lições de vida, em especial esta: "seja uma célula viva da sociedade, produza mais do que consuma, tendo portanto mais a oferecer do que a reclamar".Luz, Harmonia e muita Paz ao senhor e sua família.