José Ferreira Vila Nova, casado com Joana Evangelista de Almeida, filha de José Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida, era filho dos portugueses, naturais da freguesia de Santa Marinha da Vila Nova, Margarida Ferreira e do capitão Manoel Nogueira, já era falecido em 28-05-1781, conforme o testamento de seu irmão, Pe. Bento Ferreira: "declaro que também não tenho herdeiro nenhum outro mais de que dona Maria Bernarda Angélica de São José, filha legítima de meus falecido irmão o coronel José Ferreira Vila Nova."¹.
O cel José Ferreira Vila Nova, da Freguesia de São José, juntamente com Rita Bustamante Sá, mulher do capitão-mor de São João del Rei, Manoel Antunes Nogueira, "todos desta Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Vila de São João del Rei, menos o padrinho, o cel José Ferreira Vila Nova", que batizou a Maria, em 28-10-1773, filha do capitão Braz Alves Antunes e de dona Luciana Clara de Santa Rosa".²
Do mesmo local de origem de José Ferreira Vila Nova é a família de Manoel Inácio de Faria, filho de Pedro Garcia e Maria de Faria. Os filhos de Manoel e Mariana Felícia foram tutelados por Brás Lopes da Costa.
Outra família da mesma região é a de José Borges Campos, pai de Joaquim Borges Campos, casado em 1815 com Rita Cândida de Jesus, filha única da viúva de Francisco Xavier de Mesquita, Silvéria Maria Pedrosa (ou Freire) e seu segundo marido, Francisco Ferreira de Souza. Paschoa Correa de Aguiar e sua mulher Margarida de Oliveira Soares, povoadores de Barbacena.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próxima matéria: Carmo da Cachoeira, um documento, uma história.
Artigo Anterior: Um pouco da genealogia de Joaquim Fernandes.
1. Museu Regional São João del Rei - ano de 1784
2. Conferir: Projeto Compartilhar. Pe. Joaquim José Alves
Comentários
O Alferes Manoel Lobo de Castro, casado com Ana Maria de Oliveira, aparece, no ano de 1781 como inventariante de Manoel Dias de Carvalho, no Sítio chamado Bayro Alto do Porto Real, da Freguesia da Vila de São José. Está presente também Antonio Soares de Barros.