Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Saibam quantos esta escriptura virem que, aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro do anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil novecentos e vinte e seis, neste districto do Carmo da Cachoeira, comarca da Varginha, Estado de Minas Geraes, em meu cartório compareceram partes entre si justas e contractadas a saber: Rvdo. Pe. Theófilo Saez, representado por seu procurador Ismael de Oliveira Faria (continua)
- Fazenda Três Barras em Varginha que fora de Venâncio Junqueira;
- Parte na Fazendo "Dos Arrendados" ou "Córrego do Paiol" - 2:000$000.
Por: Luiz José Álvares Rubião (inicio do século XX).
- Já se achavam escriptas as presentes notas quando nos chegou a triste nova da morte repentina de Antonio Marciano dos Reis. Cortada assim pela implacável tesoura da Parca, desaparece do número dos vivos uma das figuras mais em relevo na sociedade cachoeirense.
O finado representava na sua austera pessoa, a velha fidalguia dos nossos antigos fazendeiros cujos brazões eram o trabalho contínuo economia intelligente e honradez intransigente. Alliando a essa existência (continua)
(...)Alliando a essa existência firmada em tão bons princípios, o espírito de religião e caridade. Na própria fazenda do MORRO GRANDE ainda vê-se uma VELHA CAPELLA, conservada não só por espírito de tradição, como pelos sentimentos de religião que permaneciam vivo na pessoa do illustre extinto. - Assim, fica presa a estas notas a espressão de nossas condolências à sua Exma. Família.
(...) AINDA VÊ-SE UMA VESTUTA CAPELLA, CONSERVADA NÃO SÓ POR ESPÍRITO DE TRADIÇÃO, COMO PELOS SENTIMENTOS DE RELIGIÃO (...)
Primeiro Dia da Novena Preparatória para as Comemorações da Festa de Nossa Senhora do Carmo, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, ano de 2009.
Tema para reflexão: "Maria nos ensina a dizer sim à vida"
19h00 - Missa na Igreja Matriz
Bênção: Remédios e ervas medicinais.