Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
- Quem foi MANOEL ANTONIO RATES?
e
- onde está arquivada a PROVISÃO para funcionamento da Capela Barroca que, em 1857, foi transformada em FREGUESIA/MATRIZ?
Que a Luz se faça presente no caminho de todos os que se envolveram nesta busca. Paz e Harmonia. Carmo da Cachoeira, no ano em que se comemora 152 anos da Instalação de sua Freguesia/Matriz.
- Na criação da Companhia de Ordenanças DUAS BARRAS, dividida da de Espírito Santo de Catanduvas, que se divide, partindo do Rio do Peixe e barra do Ribeirão Vermelho (não a de Lavras; a de Três Corações).
- Na ordem como aparecem, são os seguintes: pelas divisas das fazendas dos herdeiros do falecido alf. Francisco Matias da Luz, Matias Alves Negrão e o cap. João Ferreira da Silva, Maria da Pena (Penna/Penha/Paula), viúva de JOSÉ DA COSTA MORAES, Domingos Gomes do Monte, MIGUEL ANTONIO RATES e herdeiros do falecido Joaquim Pimenta de Abreu, alf. João Alves Ferreira (...)Mateus da Costa Manso, Manuel de Souza Diniz (...) José Joaquim Gomes Branquinho. O comandante designado foi João Damasceno Branquinho.