Esta ilustração é parte de um antigo livro do século XIX que perteceu a Antônio Justiniano dos Reis, fazendeiro da fazenda da Serra, município de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Antônio foi casado com dona Leocádia Arminda da Costa Lima, são pais de dona Elisa Costa, nascida na mesma cidade mineira. São pais também do Tonico dos Coqueiros - Antônio Justiniano dos Reis, entre outros. Dona Elisa Costa contraiu as primeiras núpcias com seu tio em 29 de abril de 1899, Gabriel Justiniano dos Reis. Em segundas núpcias, casou-se com Dr. João Octaviano da Veiga Lima, médico. O Tonico dos Coqueiros é ancestral de Jorge Fernando Vilela, autor da obra, O Sertão do Campo Velho.
Foto: Evando Pazini - Arte: TS Bovaris
Próxima imagem: Casinha pequenina em Carmo da Cachoeira, MG.
Imagem anterior: Jovens da Congada de São Benedito em Minas.
Comentários
Chegando hoje ao meu conhecimento por officio do Inspetor do décimo quarteirão JOAQUIM BONIFÁCIO BAPTISTA que fora queimada a PONTE DO RIO DO PEIXE no lugar denominado Silvério, deste Termo de Lavras e Districto do Carmo da Cachoeira, o Escrivão deste Juízo (ilegível) cidadãos AANTONIO DELMINDO DE ANDRADE e JOSÉ DA COSTA BAPTISTA, para as dez horas do dia de hoje comparecerem em casas de audiência de JOAQUIM BONIFÁCIO BAPTISTA desta mesma Freguesia para na qualidade de Peritos fazerem o exame na dita Ponte para proceder o auto de Corpo de Delicto e dizer ao termos da Ley o que comprovar. Bella Vista, 18 de outubro de 1881. Juiz de Paz.
- Anna Cândida de Rezende, nasc. em 1845, casada com Joaquim de Rezende Branquinho, f.l. de Alexandre Gomes Branquinho;
- Ignácia Constância de Rezende, nasc. 1847, casada com João Antônio Naves;
- Marianna Leopoldina de Rezende, nasc. 1850, casada 2 vezes, com Joaquim Pedro de Rezende e José Villela de Rezende, viúvo de sua prima Anna Celestina de Rezende (cont.)
- Marciana Jesuína de Resende, casada com seu primo, Severino Ribeiro de Rezende Sobrinho (p.1133. Família Junqueira), filho de Antônio Abdenago de Rezende;
- Severina Cândida de Rezende, nasc. 1856, casou-se com seu primo José Alves de Rezende, viúvo de Innocência de Figueiredo, filha de José Ponciano de Figueiredo (o pai de José era irmão do pai de Severina. A cerimônia foi realizada em 24 de novembro de 1875 (Thomazelli, 1989, p.382. O casal residiu em Boa Esperança;
- Porcina Leopoldina de Rezende, nasc. 1859, casada com seu parente Gregório Alves de Figueiredo, filho de Joaquim Alves de Figueiredo e Joaquina Maria de Jesus. A cerimônia foi realizada em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais em 24 de novembro de 1875. O casal residiu em Boa Esperança, Minas Gerais.
Manoel dos Reis Silva
Sub-delegado de Polícia
Carmo da Caxoeira.
Participo-lhe a V. Sa. que na noite ((ilegível) 11 deste mês pusserão fogo na Ponte do Rio do Peixe na divisas deste Termo com o Termo da Cidade da Campanha cuja ponte faz grande falta para o Comércio onde passão tropas e carros que seguem para a Corte e a (ilegível) V. Sa. não deixara de vir tomar conhecimento fazer o Auto de Corpo de delito na queimação da Ponte que decerto (ilegível)para ser punido com a Ley.
Do Inspector do 11 Quarteirão
Joaquim Bonifácio Baptista.
Aos dezoito dias do mez de outubro de mil oitocentos e oitenta e um, fasso juntada a esta Auto do Delicto do Officio do Inspector do décimo quarteirão e a portaria que adiante segue de que para constar lavro o presente termo e dou fé. Eu Modesto José Pereira. Escrivão que escrevi e assigno (segue assinatura).