Faleceu na freguesia de Carmo da Cachoeira, em 09.01.1870, com 60 anos e no estado de viúva, Mariana Felisbiana da Silva (Felisbina ou F.).
Dona Mariana foi atuante em seu meio. O Projeto Partilha teve oportunidade de acompanhar, através das documentações estudadas, o quanto evidente foi seu nome. Além da Ermida em sua fazenda, a qual serviu para infinitos atos religiosos, ela aparece, com muita frequência como madrinha em cerimonias de batizados e casamentos. Foi filha de Maria Ribeira da Conceição e José da Silva Oliveira¹, e neta de Ângela Ferreira e Bento Ribeiro Salgado. O inventário de dona Maria Ribeira da Conceição aconteceu na fazenda Couro do Cervo, Freguesia de Lavras. Compareceram como louvados: Martinho Dias de Gouveia e Manoel Tomás de Carvalho (Thomaz). Só lembrando que a Fazenda do Couro do Cervo é a antiga fazenda Retiro e que, é vizinha do Sítio da Cachoeira, de Manoel Antônio Rates.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próxima matéria: A fazenda denominada Retiro e Rio do Peixe.Artigo Anterior: O pagamento da dívida de Anna Cirino da Costa.
Comentários
A filha Ana Esméria, casada em 1808 com Antonio José de Freiria é neto de Francisco Ávila Fagundes e Maria Alves Barbosa da Porciúncula que tem laços de parentesco com uma filha de Cipriana Antonia Rates.
(...)A aquisição foi feita por (ilegível), residente em Carmo da Cachoeira, de Francisco Guilherme Júnior e sua mulher dona Ana Evangelista Ximenes, residentes em Carmo da Cachoeira, por título de compra e venda e escritura pública de 29 de maio de 1925, lavrada nas notas do tabelião José Godinho Chagas, de Carmo da Cachoeira, pelo preço de seis contos de réis (6:000$000) sem nenhuma condição. O referido é verdade - dou fé.
Varginha, 26 de agosto de 1942. Assina, Ney Alvarenga. Segue selos e carimbos.