Recapitulando os nomes pelos quais passou o Estado de Minas Gerais onde está situado o Município de Carmo da Cachoeira, antigo distrito do Carmo da Boa Vista da Freguesia de Lavras do Funil. Neste local, e a esta época, residia em um sítio, chamado de Sítio Cachoeira, Manoel Antônio Rates. Este sítio deu origem ao núcleo populacional e administrativo do atual Município.
Manoel Antônio construiu, junto ao Ribeirão do Carmo, próximo a uma Cachoeira, conhecida pelos cachoeirenses como Cachoeira dos Rates, uma casa onde residia com sua família.
A esta família nosso preito de amor, respeito, reverência e gratidão. Sua presença é lembrada e relembrada nestas paragens durante os últimos 239 anos. Uma história marcada por lutas e resistências. Tudo em nome e defesa de um ideal. Qual era esse ideal? Qual? Qual????
Uma pergunta que deverá ser repassada a cientistas, de preferência cientistas políticos. Ideais são sonhos ... Sonhos de uma vida mais digna, justa e igualitária. Que a Casa Superior do Paraíso vele com carinho pelos irmãos idealistas cobrindo-os com manto amoroso e iluminado, hoje, ontem e por toda a eternidade.
Como se chamava este país sertanejo, estas paragens acima do Sapucahy, Rio Verde, até atingir o Rio Grande e continuando acima deles?
- Campos de Cataguá (1552);
- Território de Cataguases (1552);
- Território das Minas (1570);
- País das Minas (1603);
- Capitania de São Paulo e Minas de Ouro (1709);
- Capitania de Minas Gerais (1720);
- Província de Minas Gerais (1824);
- Estado de Minas Gerais (1891).
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Artigo Anterior: Livro de escravos de Evaristo José da Silva Penna.
Comentários