Esta bela imagem barroca compôe a ermida da fazenda da Serra em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Encontramos o nome desta propriedade rural registrada, ainda, no ano de 2000, na Lei n.922 - Assembléia Legislativa de Minas Gerais, citando os imóveis onde funcionam as Escolas Estaduais municipalizadas:
- fazenda Vargem Grande;
- fazenda Espraiado;
- fazenda Retiro do Mato (Matto);
- fazenda Boa Esperança;
- Fazenda da Serra; e
- fazenda Fernando dos Reis.
Foto: Evando Pazini - Arte: TS Bovaris
Próxima imagem: Homenagem à música de raíz em Minas.
Imagem anterior: Antiga foto da fazenda dos Tachos em Minas.
Comentários
É batizada Maria, filha de Balthazar Câncio Simões de Barros e Belmira Maria de Jesus; foram padrinhos: João Bertholdo de Noronha e Carolina Maria de Jesus.
"Aos 13 de agosto de 1895 baptisei solennemente a Leontina, filha legítima do Dr. Mathias Antonio Moinhos de Vilhena e Maria Carolina de Gouvêa; foram padrinhos: Antonio Vilhena e Pudenciana Esmeraldina de Gouvêa."
continua
(...) Cadeia, (...) vendemos, como de facto vendido ao sr. Álvaro Aristóteles Nogueira pela quantia de réis 25$000, vinte e cinco mil réis, que ao fazer deste recebemos em moeda corrente, transmitindo ao novo comprador todo descrito, domínio, posse e (ilegível) que tinhamos na dita casa, afim que o novo comprador possa desfrutá-la, vendê-la, aliená-la como sua que fica sendo desta dacta em diante. E, por verdade, mandamos passar este que assignaremos em presença das testemunhas abaixo. Carmo da Cachoeira, 24 de setembro de 1916. Vicente Alves Ferreira e Alzira Augusta da Silva. Testemunhas: Pedro Juvêncio de Souza e (rasgado)Rangel dos Reis.
Servirá este livro para nelle se lançar os assuntos de baptisados nesta Matriz. Vai rubricado por mim. Carmo da Caxoeira, 6 de setembro de 1894. O vigário Antonio Joaquim da Fonseca.
"Aos 2 de maio de 1895 baptisei solennemente a Ritta aos 25 de fevereiro p. findo filha legítima de Caetano Mendes dos Santos e Maria de Andrade; forão padrinhos Pedro (liberto) e dona Jovina Figueiredo. Para constar faço este assento. O Vigário A. J. da Fonseca.