Jerônimo, descendentes dos filhos da terra - povo indígena ao nos receber diz constrangido: "Estou falando com vocês sem camisa. É assim que me sinto bem." Depois de gostoso e descontraído papo, Evando e uma pessoa do Projeto Partilha se despediu de Jerônimo e sua mulher. Ao retornar da zona rural para Carmo da Cachoeira pela estrada de terra - a que liga esta cidade a de Três Pontas - uma procissão formada por um número imenso de pessoas seguiam em peregrinação. Padre André Luiz da Cruz seguia à frente o Grupo. O ano era de 2007, que comemorava os 150 anos da instalação da Freguesia do Carmo da Cachoeira.
Foto: Evando Pazini - 2007 - Arte: TS Bovaris
Próximo ducumento: Detalhe de ermida mineira oitocentista.
Documento anterior: Fazenda de Sata Maria no Almanak Sul Mineiro.
Comentários
"Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do BRASIL". Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte. Ele, levanta os braços e apresenta à Nação o documento, chamado por ele de "Constituição Cidadã". O ano era de 1988 e a data da promulgação da CARTA MAGNA foi 5 de outubro. ...Séc.XVIII, na região das Minas, pelo denominado direito costumeiro. "ou seja, formaram-se na capitania mineira verdadeiras áreas de mando comandadas por poderosos potentados. Constituíram grandes redutos de poder, onde o poder privado sempre se sobrepunha ao público. Portanto (...)
Cf.: Rodrigo Leonardo de Sousa Oliveira, mestrando em História pela UFJF.2006. ANASTÁCIA, Carla. A geografia do crime (...).BH. UFMG.2005.
As empresas estão se agigantando.
Cada vez mais as máquinas automatizadas executam tarefas que alijam o homem, como trabalhador. E, todos nós somos obrigados a efetuar ações de auto-serviço que, em realidade, tiram empregos de muitos.
O trabalho é a maneira que a sociedade instrumentou para as pessoas conseguirem recursos para obter os seus alimentos e sustento.
Banco é um exemplo. Cada vez mais máquinas e menos gente trabalhando.
Deve ser bom para a instituição, mas será para a humanidade? Os acionistas ganham muito mais, mas à custa do sacrifício dos muitos que ficaram sem emprego.
Observe, não estão perguntando, à sociedade em geral, se isto é justo.
Alguém decidiu por você.(cont.)
Lembre-se, temos de fazer valer o direito de fazer-nos ouvir!
Faça-o com seriedade, não tumultue as discussões, mas seja firme na exposição de suas idéias.
Contate com aqueles que, por escolha eleitoral, vão estabelecer as legislações que afetarão a sua vida.
Incentive-os e exponha suas idéias. Recrimine-os sempre que colocarem os interesses pessoais acima dos coletivos.
Telefone, envie cartas, mensagens eletrônicas, fax. Há muitas maneiras de manifestar a sua opinião e vontade de não deixar, assim, que alguém decida as coisas por você, de maneira absoluta.
CONSCIENTIZE-SE. Ajude ...