Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
QUEM FOI CLARA MARIA DE JESUS, primeira mulher de Manoel dos Reis e Silva, nascido em 1804?????????? A esta época, MANOEL ANTONIO RATES/RATY/RATTES/RATI já era falecido e parte de suas terras havia sido ofertada para FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO. Parte restante pertenciam ao herdeiros de MANOEL ANTONIO RATES e MARIA DA COSTA MORAES (Morais).
Manoel dos Reis e Silva, sendo casado em primeiras núpcias com dona Clara Maria de Jesus, enviuvando-se casou-se com sua prima. Manoel era filho de Mariana Vilela do Espírito Santo, nascida em Serranos em 1774, neto de Domingos Villela e Maria do Espírito Santo. (Cf. detalhes no Projeto Compartilhar).
Moradores no "Núcleo do Maranhão, eclesiásticamente conhecido com o título de Nossa Senhora do Carmo, capela filial de Lavras. No ano de 1811 já se achavam estabelecidas as seguintes famílias: Antônio José Alves (alferes)cc Ana Esméria da Silva; Antônio José de Abreu (capitão) cc Mariana Benedita da Fonseca; Antônio da Silva Melo; Jerônimo de Abreu cc Maria do Nascimento; João Bernardes Ribeiro cc Ana Maria de Jesus; João da Silva Pereira; Joaquim Ferreira da Cruz; Joaquim José de Abreu cc Paulina do Nascimento; José Antonio da Fonseca; José Antônio Ribeiro cc Emerenciana Clara Nascimento (continua)
(...) Manuel Afonso das Neves cc Felizarda Clementina da Fonseca; Miguel Jacinto de Carvalho; Rafael Antonio de Carvalho cc Ana Isméria (Esméria) de Azevedo; Valentim Evaristo da Fonseca cc. Emiliana Justiniana; Valentim José da Fonseca (capitão) cc. Ana Isabel de Jesus.
"O arraial e Capela de Nossa Senhora do Carmo do Maranhão, como vimos pelas muitas famílias que a habitavam em 1811, fabricou a ATUAL CARMO DA CACHOEIRA."