Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai...
Comentários
18:00h - Bênção da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, em comemoração ao primeiro dia da aparição da Virgem aos Três Pastorinhos - Portugal. Convite ao lado, nesta mesma página;
a seguir:
18:30h - Missa do Quilombo Gondu. Comunidade Paroquial São Pedro de Rates, guardiões do "Santuário" Mãe Rainha, Carmo da Cachoeira.
O cel José Ferreira Vila Nova, da Freguesia de São José, juntamente com Rita Bustamante Sá, mulher do capitão-mor de São João del Rei, Manoel Antunes Nogueira, "todos desta Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Vila de São João del Rei, MENOS O PADRINHO, o cel José Ferreira Vila Nova", que batizou a Maria, em 28-10-1773, filha do capitão Braz Alves Antunes e de dona Luciana Clara de Santa Rosa. Conferir: Projeto Compartilhar. Pe. Joaquim José Alves - Windows Internet Explorer.
Da mesma local de origem de José Ferreira Vila Nova é a família de Manoel Inácio de Faria, filho de Pedro Garcia e Maria de Faria. Os filhos de Manoel e Mariana Felícia foram tutelados por Brás Lopes da Costa.
Outra família da mesma região é a de José Borges Campos, pai de Joaquim Borges Campos, casado em 1815 com Rita Cândida de Jesus, filha única da viúva de Francisco Xavier de Mesquita, Silvéria Maria Pedrosa (ou Freire) e seu segundo marido, Francisco Ferreira de Souza. CF. Paschoa Correa de Aguiar e sua mulher Margarida de Oliveira Soares, povoadores de Barbacena.
José Ferreira Vila Nova era filho de Margarida Ferreira e do capitão Manoel Nogueira, e casado com Joana Evangelista de Almeida, filha de José Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida. Conferir: Projeto Compartilhar - Bernarda Maria de Almeida.
Tipo de documento - Inventário.
Ano - 1774 Caixa - 166
Inventariada - Maria da Costa de Morais
Inventariante - Ana Álvares Antunes
Local - São João del Rei.
Fl.01
Inventário dos bens que ficaram da falecida Maria da Costa de Morais. Inventariante sua filha na Álvares Antunes
data - 21 de março de 1774.
Local - Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.
Fl. 01v
Declarou a mesma Inventariante que a Inventariada sua mãe era solteira e que falecera em dezoito de janeiro do presente ano de mil setecentos e setenta e quatro e que fizera testamento (...).
Fl. 04
Filhos:
01 - Ana Álvares Antunes, casada com MANOEL PINTO NEVES, (hoje viúva);
02 Antônio de idade pouco mais ou menos de dezesseis amos;
03 - Maria de idade de quatorze anos pouco mais ou menos;
04 - José de idade de nove anos pouco mais ou menos.
Fl.09
TESTAMENTO
Em nome de Deus UNO e TRINO em que creio e em cuja Lei protesto morrer e viver, eu Maria da Costa estando em meu perfeito juízo e doente de cama certa que irei morrer e incerta o dia e hora quero fazer meu testamento na forma seguinte:
(...)
Peço e rogo ao senhor Manoel de Souza Pires; Domingos Fernandes Gomes; a Manoel Fernandes Gomes; e ao capitão Joaquim do Espírito Santo que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram aceitar serem meus testamenteiros (...)
Declaro que sou natural desta Freguesia de Nossa Senhora do Pilar e nela fui batizada e que sou filha natural de ROSA DE MORAIS, já defunta.
Ordeno a meu testamenteiro que o meu corpo seja amortalhado em um lençol e sepultado na Igreja Matriz (...).
Declaro que sou solteira e que nunca fui casada e que tenho quatro filhos a saber: Antônio José da Silva Lapa, filho do alferes Antônio José da Silva Lapa; outro por nome José Joaquim da Costa, filho de Manoel da Costa Gouveia; Capitão-mor, um sobrinho; Ana Alves Antunes, filha do capitão Brás Alves Antunes, do tempo de solteiro; Maria Vieira dos Anjos, filha de Jerônimo Vieira de Abreu.
(...)
Declaro que uma crioula por nome Ana Maria é da minha filha Ana Alves Antunes que lhe deu seu pai.
Declaro que um moleque por nome Antônio é da mesma minha filha Maria Vieira que lhe deu seu pai.
(...)
Instituo por meus legítimos herdeiros a meus filhos já nomeados nas duas partes depois depois pagas as minhas dívidas
(...)
E da minha terça, caso chegue meu Testamenteiro dará a minha sobrinha por nome Rosa Maria Dias filha de minha irmã Francisca Dias, mulher de Francisco das Chagas, trinta oitavas as quais lhe darão depois de grande (...).
Declaro que depois das dívidas pagas se darão a minha filha Ana três escravos por nomes: Gracia, João crioulo e Maria crioula, isto não prejudicando aos mais herdeiros .
(...)
Declaro que tenho empenhado na mão de Manoel José Ferroso um caxilho de ouro que pesa quatorze oitavas (...).
(...)
(...) roguei a Ventura Correa Garcia que este a meu rogo fizesse e como testemunha assinasse (...)
Vila de São João del Rei
21 de setembro de 1773
Maria da Costa de Morais.
ABERTURA
Aos dezoito dias do mês de janeiro do ano de mil setecentos e setenta e quatro (...) foi aberto este testamento com que faleceu a testadora Maria da Costa de Morais (...)
Monte-mor - 613$925
Fl.38
Auto de Contas
Data - 10 de março de 1778
Local - Vila de São João del Rei
Tutor - Ilegível
Dos órfãos:
O órfão Antônio terá de idade dezenove anos para vinte anos pouco mais ou menos - aprendendo o ofício de sapateiro;
A órfã Maria terá de idade ao presente dezessete para dezoito anos e por ordem de seu pai Jerônimo Vieira de Abreu foi para a casa da viúva de Pedro Xavier de Gouveia assistente na cidade de Mariana;
O órfão José terá de idade ao presente treze para quatorze anos, sabe ler e escrever assistente na mesma cidade de Mariana, no estado de solteiro.
Fl.65
Diz Maria Vieira órfã que ficou de Maria da Costa de Morais que se acha emancipada (...) com vinte e dois anos de idade (...).
Fl.71
PROCURAÇÃO
Data - 22 de novembro de 1781
Local - cidade do Rio de Janeiro
Que faz - Maria Vieira, moradora nesta cidade do Rio de Janeiro (filha da Inventariada Maria da Costa de Morais)
Procuradores nomeados - Domingos Ferreira Gomes; Manoel Fernandes (...)
Fl.76
Diz o alferes Antônio José da Silva Lapa herdeiro que ficou da falecida Maria da Costa de Morais que ele se acha emancipado (...)
Fl88
Auto de Contas
Data - 03 de setembro de 1785
Local - Vila de São João del Rei
Tutor - Manoel de Souza Dinis
DOS ÓRFÃOS:
O órfão José se achava na cidade de Mariana no estado de solteiro e que vive de seu ofício de sapateiro na companhia de seus padrinhos com bom procedimento e que terá a idade de vinte anos.
Diz Gonçalo Ferreira de Freitas que Maria da Costa parda forro, lhe ficou devendo cinco oitavas de ouro (...).