Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai...
Comentários
"Certifico que revendo o livro actual que serve para a Matrícula dos Cazados nesta freguezia a fl.53, está o assento do teor seguinte: Aos tres dias do mes de fevereiro de mil setecentos e sessenta e sete pelas quatro horas da tarde do dito dia no Altar Portátil do Alferes Bernardo Gonçalves Chaves desta freguezia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João D´El Rey de licença minha, feitas as denunciaçõens necessárias no aforma do Sagrado Concilio Tridentino, e Constituição deste Bispado sem impedimentos, como se deixava ver da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara, o Reverendo Padre José Alves Preto Capellão da Capella da Nossa Senhora da Nazaré desta magna Freguezia, Matriz Filial assistio ao Sacramento do Matrimônio que na presença delles, e ........... minhas Luiz Coelho Borges, Antonio de Matos de Mesquita celebrarão FRUTUOSO DIAS DE OLIVEIRA natural, e baptisado na freguezia de São Salvador de Penalbas do Bispado do Pôrto filho legítimo de Manoel João e de Maria Dias e THEREZA MARIA DE JESUS natural, e baptisada na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca e filha do Alferes Bernardo Gonçalves Chaves e de Francisca Maria de Mendonça e receberão as Bençãos na forma da Igreja e Ritual Romano - Coadjutor José Rodrigues da Cruz - E não se continha mais no dito assento, ao qual me ..........."
"Xerox obtida na documentação do batismo do Padre Francisco Dias de Oliveira, filho do casal supra, arquivada na Casa Paroquial de Mariana, por especial gentileza dos senhores venerandos padres)."
"A reserva florestal contida na Fazenda Mata Nativa é um pedacinho do pouco que sobrou das florestas tropicais do País. Ocupa as terras altas do sul do Estado e as vertentes ao leste da Serra do Espinhaço. Minas Gerais já possuiu uma vasta região de florestas, que significava a maior variedade de formações vegetais brasileiras. A riqueza natural do passado foi reduzida, entretanto, a 2% do território. Certos do privilégios de terem uma área remanescente de mata Atlântica RONALDO RESENDE PAIVA JÚNIOR E SUA MULHER ADRIANA exibem o relatório da UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA contendo uma lista de cerca de 400 espécies que sobrevivem ali, entre árvores de grande porte, como uma figueira de 300 anos e mais de 10 metros de circunferência e um jequitibá branco de 400 anos e 40 metros de altura, além de bosques formados por arbustos e 'árvores-filhas'."
Cf. Site Launch Doc in Frame - Windows Internet Explorer
www.dce.sebrae.com.br/
Texto: Meio ambiente - Arvorismo. Fazenda Mata Nativa - Turismo ecológico. Roselena Nicolau. Fotos: Clóvis Campos.
O que se faz necessário para reconstrução de um novo mundo? Mudança de postura a partir de uma mudança em si mesmo. É o exemplo dado pelo casal Ronaldo e Adriana. O Projeto Partilha tem acompanhado a luta empreendida pelo casal. Não há uma reunião sequer em que o tema seja meio ambiente ou novas posturas diante da vida que os dois não se encontrem: Projeto Partilha e Fazenda Mata Nativa. Durante os encontros percebemos a persistência, fé, paciência com que o casal apresenta seu trabalho e exerce seu papel de cidadãos justos, conscientes, simples, libertos dos conceitos de utilitarismo, imediatismos, sensíveis as mudanças de padrões rumo a implantação de uma nova consciência ecológica e melhor qualidade de vida.
Venham conhecer A FAZENDA MATA NATIVA, Carmo da Cachoeira, MG.
Aproveitamos este artigo para lembrar que, de nosso ponto vista, o sustentáculo de ancoragem de mudanças está na ORAÇÃO. Carmo da Cachoeira é em si um TEMPLO ORANTE. A sociedade cachoeirense pode ser caracterizada como sendo formada por uma população extremamente devocional. A oração, se vista como uma ATIVIDADE ESPECIAL, e se esta atividade passar a ser exercida de forma ROTINEIRA E DIÁRIA, e se realizada por fiéis conscientes de seu papel de cristãos, poderá vir a ser o principal elo carreador de mudanças internas e externas. Mudanças estas benéficas para humanidade, para o planeta e para cada unidade viva nele manifestada. A oração irá atrair, certamente, do mais profundo de cada fiel e da alma do Cosmos, aquilo que for necessário para a condução do processo de mudanças. Iniciado a partir de uma mudança pessoal vivenciada no dia-a-dia e em sociedade, enquanto no exercício do papel de cidadão, uma nova sociedade será reconstruída. Já tem as bases montadas, estas manifestadas pela devoção. A reconstrução diante de uma mais justa, caridosa, imparcial, simples, liberta dos preconceitos e sensível as constantes e perpétuas mudanças, passa por reformações a partir de cada homem. Uma nova postura, no sentido de que deixou para traz o utilitarismo individualista, em que o grito de liberdade foi dado. Soltaram-se as amarras de um viver atrelado ao supérfluo e suas exigências. Uma nova consciência requer vistas voltadas para o atendimento das necessidades básicas de todos os reinos da natureza - mineral, vegetal, animal e humano, tendo como égide o supra físico, de onde tudo emana. É neste novo mundo que mora a FAZENDA MATA NATIVA, do simples, da irradiação do amor pela natureza. Uma semana iluminada a todos.