- 13 de maio - 18h30
Dia de Nª. Srª de Fátima e da Libertação dos Escravos.
A Comunidade Paroquial São Pedro de Rates com apoio da Matriz de Nossa Senhora do Carmo fará realizar no Santuário Mãe Rainha de Carmo da Cachoeira, a Sagrada Missa do Quilombo do Gondu (Gundu) e a benção da imagem de Nossa Senhora de Fátima com a colocação do terço em suas mãos. Treze de maio, 121 anos atrás, data em que houve a Sanção da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel libertando os escravos marcando, portanto, o início de uma libertação, pelo menos em níveis teóricos - A DOS ESCRAVOS. A cultura da liberdade se iniciava para os povos africanos e seus descendentes moradores na terra Vera Cruz/Santa Cruz/Brasil.
A Comunidade São Pedro de Rates, sintonizada com o que se passa no espaço físico onde está situado o "Santuário" do qual é guardiã e com sua história, não pode deixar passar em branco esta significativa data. Relembra com respeito, veneração e preces antigos moradores do QUILOMBO GONDU e de PAI PAULO. Sabe da força deste marco histórico e conhece as consequências do período histórico em que a colônia viveu o período de explorações da mão-de-obra escrava e, SOLICITA análise da seguinte proposta:
MISSA NO "SANTUÁRIO" MÃE RAINHA, local onde no passado existiu um quilombo - O QUILOMBO GONDU.
Aproveitando a comunicação lembramos de outro referencial histórico, lembrado pelos fiéis católicos - DIA DA PRIMEIRA APARIÇÃO DE MARIA AOS TRÊS PASTORINHO. Exatamente 92 anos depois dessa aparição DOLA, EVANDO e LEONARA abrem espaço no jardim de sua residência para o SAGRADO, o DIVINO, o CRIADOR INCRIADO. A guardião do espaço é nada mais, nada menos que a MÃE DE DEUS, MARIA, representada por NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. A família está ligada a Comunidade Paroquial São Pedro de Rates e através dela solicita bênção da imagem no dia que é relembrada sua aparição em Fátima, Portugal. Fica ainda a sugestão da participação do grupo de anjos que coroam Nossa Senhora na Matriz para estarem presentes à bênção como uma lembrança carinhosa da Mãe às criancinhas.
Comunidade Paroquial São Pedro de Rates e Família Pazini Andrade.
Santuário Mãe Rainha de Carmo da Cachoeira
- Comunidade São Pedro de Rates -
Veja como chegar ao Santuário Mãe Rainha.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próximo Texto:Mensagem para a Bem-Aventuraça da vida.
Texto Anterior: Cenáculo no Santuário Mãe Rainha.
Comentários