Quando vivia Manuel Antônio Rates, as zonas mineradoras estavam famintas e miseráveis. Ele construiu sua casa, às margens de um caminho e junto a um ribeirão aos pés de um morro. O Sítio Cachoeira distanciava mais ou menos um quilometro do local onde hoje é a matiz Nossa Senhora do Carmo, e seus vizinhos eram os: Ribeiros do Valle; Terras; Garcia Leal; Alves Pedrosa; Gonçalves Correia; Toledo Pisa; Figueiredo; Nogueiras; e outros que de uma forma ou de outra colaboraram no processo de limpeza da área, e por aqui permaneceram, entrelaçaram-se subdividiram suas propriedades com a criação de muitas outras fazendas. Três blocos principais e interligados definiram-se e foram sendo desenhados e cada um deles manifestando seu perfil: o bloco das Abelhas; os surgidos com a presença dos Gouveia, Garcia, Figueiredo, Andrade Junqueira; e o Bloco da Serra.
Foto: Evando Pazini - 2007 - Arte: TS Bovaris
Próxima imagem: Deus Pai, o Divino Espírito e a Sagrada Família.
Imagem anterior: O Sagrado Coração de Jesus em Minas.
Comentários
Uma pergunta que deverá ser repassada a cientistas, de preferência cientistas políticos. Ideais são sonhos ... Sonhos de uma vida mais digna, justa e igualitária. Que a Casa Superior do Paraíso vele com carinho pelos irmãos idealistas cobrindo-os com manto amoroso e iluminado, hoje, ontem e por toda a eternidade.
Como se chamava este país sertanejo, estas paragens acima do Sapucahy, Rio Verde, até atingir o Rio Grande e continuando acima deles?
- Campos de Cataguá ou Território de Cataguases (1552);
- Território de Cataguases (1552);
- Território das Minas (1570);
- País das Minas (1603);
- Capitania de São Paulo e Minas de Ouro (1709);
- Capitania de Minas Gerais (1720);
- Província de Minas Gerais (1824);
- Estado de Minas Gerais (1891).
(Reg. n.3890. Livro de óbito V.
- Maria Tereza de Lima era filha legítima de Miguel Simeão de Lima e de Luiza Mantovani Simeão, e tem registro de óbito em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, sob n.3667 (11), Livro de óbito n.V, em 30-01-1956. Óbito assinado pelo Pároco, Pe. Manoel Francisco Maciel;
- João Flauzino Leite era pai de Antonio Augusto Leite com mãe desconhecida. Antonio Augusto era viúvo de MARIA AUGUSTA SARAIVA e faleceu em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais e tem o registro de óbito sob n.3737 (74), Livro V, em 03-08-1956, assinado pelo pároco, Pe. Manoel Francisco Maciel;
- foi sepultada no Cemitério Paroquial da Freguesia do Carmo da Cachoeira, sob n.12.262 (82) em data de 27-09-1956, Gabriela Goulart Santana, com 37 anos, filha de Augusto Mesquita e de Clarice da Silva Goulart (Livro de óbitos n.V, fl.48).