A belíssima árvore fica na estrada que liga Carmo da Cachoeira ao seu Distrito - Palmital do Cervo e marca a entrada de acesso da centenária fazenda Urtiga. A antiga sede da fazenda, construída com a técnica taipa de pilão está ruindo. Incrustada e escondida aos pés do morro, segundo a tradição, foi ocupada por antigos inconfidentes, a semelhança da casa sede da fazenda das Abelhas, de Joaquim Fernandes Ribeiro de Rezende, casado com dona Jacinta Ponciana Branquinho (século XVIII), hoje demolida. O pessoal das Abelhas se referem a fazenda Urtiga, como sendo tão antiga como a que lhes pertenceram, no entanto, ela não consta da relação do juiz de Paz Rafael dos Reis Silva, no ano de 1842 e publicada pelo professor Wanderley Ferreira de Resende (Rezende) em Carmo da Cachoeira - Origem e Desenvolvimento.
Foto de Evando Pazini feita no ano de 2007.
Próxima imagem: Bolsa de Insumos de Helder Chagas Reis.
Imagem anterior: Via Sacra em Carmo da Cachoeira.
Comentários
"Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28,20)
A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. A ressurreição de Jesus muda a história da humanidade e de cada ser humano, unificando a fé cristã.
5h:00 - Missa da Ressurreição na Matriz e Procissão do Ressuscitado.
Trajeto da Procissão: Praça do Carmo, Rua Dom Inocêncio, à direita Rua Odilon Pereira, à esquerda Rua Olivério Reis, à direita Rua Antônio Resende de Vilela, à esquerda Rua José Bressane Sant´Ana e Igreja de Nossa Senhora da Esperança.
10h00 - Missa de Páscoa, na Matriz - (Páscoa com as crianças)
13h00 - Missa de Páscoa na Igreja São Pio X - Serra Rica.
19h00 - Missa de Páscoa na Matriz e Procissão de Nossa Senhora da Alegria - (Páscoa com os Jovens)
Trajeto da Procissão: Saindo da Igreja Matriz, à esquerda Rua Artur Tibúrcio, à direita Rua Presidente Antônio Carlos, à direita Rua Padre Joaquim, à direita Rua Dr. Veiga Lima e Praça do Carmo.
20h00 - Dançando e Louvando, no Clube Tabajara.
"A Igreja celebra o tempo de Páscoa, que vai desde o Domingo da Ressurreição até o fim de Pentecostes - mais ou menos 50 dias - como se fosse um só dia, O GRANDE DIA, antecipação do Tempo que não terá fim. Ele está vivo entre nós! Que ele esteja presente em nossos corações e nos conscientize da importância de espalhar sentimentos de amor, paz, fé, solidariedade, harmonia, esperança e felicidade!"
FELIZ PÁSCOA!
Salmo 150
Louvai a Deus no seu Santuário;
louvai-o no seu majestoso firmamento!
Louvai-o pelos seus feitos valorosos;
louvai-o por todas as suas grandes proezas!
Louvai-o ao som da trombeta;
louvai-o com a harpa e a cítara!
Louvai-o com tambores e danças;
louvai-o com instrumentos de cordas e flautas!
Louvai-o com címbalos vibrantes!
Tudo o que respira louve o SENHOR!
Louvai ao SENHOR!