Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai...
Comentários
Quem é esta que avança como a aurora;
Formosa como a lua, brilhante como o sol,
Temível como um exército em ordem de batalha?
Está é Maria! A Mãe de Jesus e a nossa Mãe!
João Ribeiro de Resende foi casado com dona Maria Jesuína Vilela que, em estado de viúva contraiu segundas núpcias com Francisco Antonio dos Reis.
João, filho de Ana Felizarda de Barros, era proprietário de ll escravos, faleceu em 1842 e deixou Monte Mor de 13:231$556.
O segundo marido de Maria Jesuína durante o inventário diz, "ainda existem bens a serem avaliados na FAZENDA DAS ABELHAS". Joaquim Fernando/Fernandes Ribeiro de Rezende, casado com a filha de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO, da Fazenda Boa Vista, Distrito da Boa Vista. Lavras do Funil, filho de Ângela Ribeiro de Moraes/Ângela de Moraes Ribeira, nascida em 1717, foi procurador de dona Jesuina e, estando na FAZENDA DO COURO DO CERVO (Carmo da Cachoeira) informa mudança de domicílio da mesma, "... estão se mudando para o Termo da Vila de Uberaba (...)".
Cf.: Projeto Compartilhar. João Ribeiro de Resende - Windows Internet Explorer. 1844. Arraial do Espírito Santo dos Coqueiros - Coqueiral, Minas Gerais.
Francisco José da Cruz foi sogro de Francisco Rodrigues Monteiro, casado com Maria Rita Joaquina. Francisco José e dona Francisca tiveram outros filhos.
Cf.: PROJETO COMPARTILHAR.
Maria das Neves de Moraes era sogra de Maria Joaquina da Silva, filha do primeiro casamento de Joaquina Lopes de Siqueira e Vicente José da Silva. Maria Joaquina era natural e foi batizada na Freguesia das Lavras e casou-se com o décimo segundo filho de Maria das Neves de Moraes, Joaquim Nunes Pereira ou Joaquim Pereira das Neves ou simplesmente Joaquim Pereira Neves. O casamento se deu em 05-04-1796.
Maria das Neves de Moraes era irmão de Ana das Neves, casada com Francisco Xavier da Cruz; de Francisco Fernandes Neves, casado com Vitória Maria da Silva, viúva de Manoel Machado, filha de José da Silva de Moraes e Maria Ferreira; de José Fernandes das Neves, casado com Rosa Maria de Campos; de Ignácio Fernandes Neves; e de Francisca Moraes, casada com Gregório Saldanha.
Maria das Neves de Moraes era filha de Lena de Moraes, irmã de José de Moraes Raposo e de Teresa de Moraes, casada com André do Vale Ribeiro, avós de José Joaquim Gomes Branquinho, filho de Ângela de Moraes Ribeiro/Ângela Ribeira de Moraes.
Cf.: Projeto Compartilhar
Errata. Tipo de erro digitação. Leia HELENA, ao invés de Lena, irmã de José de Moraes Raposo e de Teresa de Moraes.
Aceitem nossas escusas.